Após dizer que tem aneurisma, Cunha se recusa a fazer exames médicos para comprovar

Estadão Conteúdo
08/02/2017 às 14:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:45

(Agência Brasil)

O ex-deputado Eduardo Cunha se recusou a fazer exames médicos nesta quarta-feira, 8, segundo relato do diretor do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), Luiz Alberto Cartaxo. A informação foi gravada em áudio pelo diretor, que deve detalhar o caso em coletiva de imprensa ainda no período da tarde.

Na terça-feira, 7, em audiência com o juiz Sérgio Moro, Cunha disse ter um aneurisma cerebral e relatou que não há condição de tratamento médico no presídio onde está detido. De acordo com advogados do peemedebista, a família do ex-deputado tem exames médicos que comprovam a situação e serão entregues à Justiça.

Nesta quarta, o Depen pretendia fazer exames médicos para comprovar a doença, mas Cunha não quis se submeter aos procedimentos. Cartaxo relata que o ex-deputado informou ao corpo médico do Complexo Médico Penal (CMP) em 21 de dezembro possuir a doença, mas não encaminhou os exames relativos ao diagnóstico do aneurisma.

Leia mais:
Defesa de Cunha apresenta laudo que atesta aneurisma
Dinheiro no exterior era 'como se fosse caderneta de poupança', diz Cunha
Cunha põe Temer em reunião sobre cargos do PMDB na Petrobras
Cunha diz que 'Lava Jato' é seletiva e poupa 'corruptores internacionais'

De acordo com Cartaxo, tudo será relatado ao juiz Sérgio Moro, responsável pela ação penal na qual Cunha é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas por suposto recebimento de propina relativo a um negócio da Petrobras na África e manutenção do dinheiro em contas secretas na Suíça.

Moro poderá fazer a determinação pela realização de exames médicos, caso a defesa protocole pedido de liberdade ou prisão domiciliar em razão da doença. Até agora, no entanto, o pedido de revogação da prisão preventiva de Cunha feito por seus advogados não usou esse fundamento. Até a manhã desta quarta, a defesa do advogado não havia sido comunicada da intenção do Depen de submetê-lo a exames médicos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por