Ayres Britto apresenta voto sobre os réus acusados de lavagem

Do Portal HD
13/09/2012 às 19:44.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:15

 

 

  O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, apresenta neste momento seu voto sobre os dez réus acusados de lavagem de dinheiro no julgamento do mensalão, o que encerra a votação do quarto capítulo da denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República, que trata do crime de lavagem de dinheiro.

Os ministros Celso de Mello e Gilmar Mendes condenaram oito dos réus acusados no processo. Foram absolvidas apenas a ex-funcionária de Marcos Valério, Geiza Dias, e a ex-vice presidente do Banco Rural, Ayana Tenório.

Já ministro Marco Aurélio votou pela condenação de oito dos dez réus denunciados pelo crime de lavagem de dinheiro. Ele absolveu apenas Ayanna Tenório, ex-vice-presidente do banco Rural, e Vinicius Samarane, ex-diretor e atual vice do banco.   Carmén Lúcia votou pela condenação de oito réus acusados de lavagem de dinheiro e abosolveu Ayana Tenório e a funcionária de Marcos Valério, Geiza Dias.   O ministro Dias Toffoli condenou sete dos réus acusados de lavagem de dinheiro no esquema do mensalão. Simone Vasconcelos, Ramon Hollerbach, Marcos Valério, Vinícius Samarane, Cristiano Paz, Kátia Rabello e José Roberto Salgado foram condenados.   Já os réus Rogério Tolentino, Geiza Dias Ayana Tenório, foram absolvidos. Até o momento, Ayana foi absolvida por todos os ministros que votaram neste capítulo do processo.   Já quanto ao sócio de Marcos Valério, Rogério Tolentino, Toffoli entendeu que não ficou provada sua participação no esquema de lavagem de dinheiro. O ministro ainda acompanhou o voto do revisor, Ricardo Lewandowski, e absolveu a funcionária Geiza Dias.    O ministro Luiz Fux acompanhou o voto do relator Joaquim Barbosa e condenou nove réus. Apenas a vice-presidente do Banco Rural, Ayanna Tenório, foi absolvida do crime de lavagem de dinheiro.    Já a ministra Rosa Weber votou pela condenação de Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello e José Roberto Salgado. Vinícius Samarane e Rogério Tolentino pelo crime de lavagem de dinheiro. As rés Ayanna Tenório e Geiza Dias foram absolvidas.   A ministra aproveitou ainda para retomar seu voto sobre a acusação de lavagem de dinheiro referente ao deputado federal João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato. Em seu voto, a ministra absolveu Cunha por entender que o crime cometido foi corrupção, mas condenou Pizzolato.   O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir ainda nesta quinta-feira o terceiro dos sete itens a serem analisados no processo do mensalão. O próximo tópico será corrupção por parte dos partidos políticos.   Atualizada às 19h40

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por