‘BH é uma das cidades mais inseguras para as mulheres’, afirma Indira Xavier
Caso eleita, candidata da UP espera mudar o cenário político na capital ao ser a primeira mulher a governar a cidade
A candidata à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pela Unidade Popular pelo Socialismo (UP), Indira Xavier, disse que um dos principais motivos para concorrer à chefia do Executivo municipal é mudar o cenário de insegurança para a população feminina na capital.
“Belo Horizonte é uma das cidades mais inseguras para as mulheres, não só em termos de violência de gêneros, mas também no mundo do trabalho, quando mulheres são assediadas no transporte público”, disse a candidata de 39 anos, que é ativista e militante dos movimentos populares por moradia.
A candidata, que concorre ao pleito pela primeira vez em BH - Indira Xavier disputou o Governo do Estado em 2022 -, espera mudar o cenário político na capital ao ser a primeira mulher a governar a cidade.
“A cidade de 126 anos nunca foi governada por uma mulher. Como pode a gente ser maioria do eleitorado, mas não se vê representada",questionou. "Como pode (a gente) ser a maioria da população, do eleitorado e das disputas e, quando olhamos para o Parlamento, (a gente) não se vê representada nem enquanto pessoa negra e nem enquanto mulher”, completou durante sabatina do Hoje em Dia.
Candidata da Unidade Popular
A candidata é natural de Alagoas, estado por onde concorreu à vaga de deputada estadual em 2006 e em 2010. Indira Ivanise Xavier, 39 anos, disputa pela primeira vez a Prefeitura de BH. É filiada ao partido desde 2019 e, em 2022, esteve no páreo pelo governo de Minas, somando 15.604 votos. É ativista e militante de movimentos pela habitação popular.
Indira Xavier na preferência do eleitorado
Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados, Indira Xavier (UP) aparece na 9ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A candidata tem 1% das intenções de voto nas eleições municipais de 2024.
A candidata do UP está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8%, Rogério Correia (PT) com 6,2%, Gabriel Azevedo (MDB) com 2,3% e Wanderson Rocha (PSTU) com 1%.
Sabatinas do Hoje em Dia com candidatos à PBH
Wanderson Rocha (PSTU), Lourdes Francisco (PCO) e Fuad Noman (PSD) participaram da sabatina do Hoje em Dia nesta semana. Anteriormente, Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) também foram entrevistados.
Leia mais:
Veja na íntegra a entrevista de Indira Xavier ao Hoje em Dia
Candidata à PBH, Indira Xavier quer 'potencializar as lutas das minorias'
‘Vamos ter o melhor 1º escalão, com mulheres e classe trabalhadora’, promete Indira Xavier
Indira denuncia discriminação contra a UP: 'todos os partidos devem ter o mesmo espaço'