Eleições em Minas

Campanhas serão misto de força das redes sociais e encontro com eleitor nas ruas

Janaína Fonseca*
Publicado em 17/08/2022 às 06:00.

Romeu Zema (Novo) teve encontro com o grupo[LEGENDA] “Mulheres do Brasil”, que desenvolve e apoia projetos sociais no Estado (Divulgação)

Comícios, carreatas, motociatas, santinhos e cartazes têm as ruas como palco das eleições em Minas Gerais. Mas as redes sociais podem ser consideradas protagonistas nas estratégias dos candidatos. Para o cientista político e professor do Ibmec e da Ufop, Adriano Cerqueira, é a web que domina a comunicação política atualmente.

“Principalmente em cidades menores. O candidato que tiver uma rede social bem estruturada leva grande vantagem. Por elas, se consegue colocar o povo nas ruas, chegar ao maior número de eleitores”, analisa Cerqueira. No entanto, ele acredita que as ações serão mescladas, com campanhas físicas e digitais.

Nesta terça-feira (16), candidatos ao governo de Minas foram para as ruas, se encontraram com públicos bem definidos, ou seja, mostraram a cara para os eleitores.

Em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema (Novo) e candidato à reeleição se reuniu com integrantes e lideranças do “Mulheres do Brasil”, um grupo suprapartidário que desenvolve e apoia projetos sociais. Durante o encontro, foram discutidas ações em diversas áreas, como educação, segurança, turismo e desenvolvimento econômico, que estão sendo executadas pela gestão Zema e também pelo grupo em diferentes regiões do Estado.

No encontro, o atual gestor ressaltou que valorizou a participação feminina em cargos de liderança. No decorrer da atual gestão, seis das 14 pastas do primeiro escalão do governo de Minas foram chefiadas por mulheres.

Esse público, que representa 52% do eleitorado mineiro, também será foco do candidato do PSD, Alexandre Kalil. Nesta quarta-feira (17), ele irá participar da Plenária das Mulheres, no comitê central do partido, no bairro Santo Agostinho, inaugurado ontem.

Alexandre Kalil (PSD) inaugurou o comitê central da chapa no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte (Leandro Couri/Divulgação)

Durante abertura do comitê, o ex-prefeito de Belo Horizonte apontou como grande desafio se apresentar ao interior do Estado, por meio do trabalho que realizou à frente da Prefeitura de BH. 

“Nas regiões em que eu sou conhecido, eu ganho, segundo as pesquisas. Então eu tenho que mostrar pra Minas Gerais inteira, que é do tamanho de um país, qual é a verdadeira situação do Estado”, disse Kalil.

Para o cientista político Adriano Cerqueira, é bem característico de Minas o fato de que o prefeito da capital não ter grande visibilidade. Por isso, a união com Lula para fortalecer o palanque de Kalil.

PALANQUE FEDERAL
Já o candidato Carlos Viana (PL) se apoia no palanque do presidente Jair Bolsonaro para tentar alavancar seu nome na disputa ao governo de Minas. No entanto, na visita a Juiz de Fora nesta terça-feira, o político mineiro não teve espaço. Nem mesmo discursou no evento que reuniu centenas de pessoas.

Carlos Viana (PL) participou de comício do presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido, em Juiz de Fora (Reprodução Redes Sociais)

O candidato do PSDB ao governo de Minas, Marcus Pestana, abriu a campanha com foco na área da saúde. E m Ubá, no Triângulo Mineiro, ele visitou o Hospital Santa Isabel, um dos mais importantes centros de saúde do Estado.

Marcus Pestana (PSDB) teve agenda em Ubá, no Triângulo Mineiro, onde visitou hospital e empresas do polo moveleiro (Divulgação)

Para o ex-deputado federal e ex-secretário de Estado de Saúde, é simbólico iniciar a caminhada eleitoral com visita à unidade que é referência para mais de 20 municípios da região.

*Com Jáder Xavier

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por