Saúde

Candidato à PBH, Engler destaca importância da vacinação, mas avisa: 'não vou obrigar ninguém'

Nome do PL na disputa pelo Executivo municipal aproveitou para citar os 'rivais' Bolsonaro e Lula quando foi questionado a respeito de imunização

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/09/2024 às 15:01.Atualizado em 04/09/2024 às 09:28.
Segundo o candidato, não cabe ao Executivo exigir a vacinação mas, sim, disponibilizar as doses à população e informá-la (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Segundo o candidato, não cabe ao Executivo exigir a vacinação mas, sim, disponibilizar as doses à população e informá-la (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Belo Horizonte está longe da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue. Apenas 30% do público-alvo tomou a primeira dose e só 10% a segunda - o ideal seria 90%. Este foi um dos assuntos abordados com o candidato do PL à prefeitura, Bruno Engler, na sabatina promovida pelo Hoje em Dia nesta terça-feira (3).

Para ele, não cabe ao Executivo exigir a vacinação mas, sim, disponibilizar as doses à população e informá-la.

"Eu respeito a liberdade das pessoas. Não vou obrigar ninguém a contrair uma substância na qual não se sente segura. Mas o cidadão tem direito de saber que a vacina está disponível e onde ele pode ter acesso à mesma. O que a prefeitura tem que fazer é disponibilizar", destacou.

Engler é candidato do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que durante a pandemia de Covid-19 se posicionou contra a vacinação obrigatória da população.

O deputado que disputa a PBH aproveitou para tocar na rivalidade entre o principal nome do PL no país e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a resposta a respeito de vacinação na capital.

"Sobre a vacina contra Covid, quando o (então) presidente Bolsonaro comprou e disponibilizou para o Brasil inteiro, a turma que não tomou 'era culpa do Bolsonaro'. A vacina da dengue, que a Anvisa aprovou do Japão e o Lula não quis comprar, aí não é 'culpa do Lula', aí a gente joga responsabilidade para terceiros", comentou.

Engler é o 2° colocado na disputa pela PBH

Bruno Engler é o 2° colocado na disputa da Prefeitura de Belo Horizonte, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados. O deputado estadual tem 11% das intenções de voto. Mauro Tramonte (Republicanos) aparece na liderança, com 28,5% das intenções de voto. 

O candidato do PL disputa a segunda colocação com outros dois candidatos: Duda Salabert (PDT) com 11,2% e o atual prefeito Fuad Noman (PSD), com 9,4%. Considerando a margem de erro - 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos -, eles estão empatados tecnicamente.  

Engler contará com o cabo eleitoral Bolsonaro nesta quinta em BH

Bruno Engler receberá Jair Bolsonaro em Belo Horizonte nesta quinta-feira (5). O ex-presidente confirmou presença na capital mineira para formalizar o apoio à candidatura do deputado estadual do PL à Prefeitura. 

O encontro será às 20 horas, no BeFly Hall, antigo Chevrolet Hall, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230, na Savassi. Ao lado da sua vice, Coronel Cláudia, Bruno Engler receberá, também, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos).

Sabatinas do Hoje em Dia

Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começarão às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos terão a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos. Colunista de política do Hoje em Dia, o jornalista Carlos Lindenberg fará uma participação nas entrevistas.

Confira a agenda das entrevistas

04/09- Duda Salabert (PDT)
05/09 - Rogério Correia (PT)
06/09 - Gabriel Azevedo (MDB)
09/09 - Wanderson Rocha (PSTU)
10/09 - Carlos Viana (Podemos)
11/09 - Lourdes Francisco (PCO)
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por