Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

VOTAÇÃO É 6ª

Candidato da oposição à presidência da AMM, Falcão promete mudar estatuto e amparo a municípios

Prefeito de Patos de Minas concorre pela chapa “AMM Atuante, Unida e Transparente”

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 01/04/2025 às 14:30.Atualizado em 01/04/2025 às 20:38.

Prefeito reeleito com 85% dos votos em Patos de Minas, Luis Eduardo Falcão (Novo) disputa a presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A votação é na próxima sexta-feira (4). O chefe do Executivo da cidade do Alto Paranaíba encabeça a chapa “AMM Atuante, Unida e Transparente”. e promete mudanças na entidade, caso seja eleito.

Para Falcão, a primeira medida a ser tomada é a mudança do estatuto da AMM. O prefeito quer retomar as regras anteriores à pandemia da Covid-19, com mandatos de dois anos para a presidência. Além disso, ele reforça que apenas prefeitos em exercício poderiam disputar o cargo.

"Atualmente, o mandato é de 3 anos. Precisamos voltar ao que era, de 2 anos. Ou seja, podendo ter até duas diretorias dentro de uma legislatura. Do contrário, daqui a pouco teremos alguém que não é prefeito há anos à frente da AMM. Ali não é emprego, é uma representação", afirmou Falcão.

Sondagem foi feita pelo Instituto IA Pesquisas e coloca Falcão na liderança, com 45,87%. Já Marcos Vinícius aparece com 35,32%. Outros 18,81% se declararam indecisos. Dos 806 consultados, 218 responderam. Os dados foram coletados de 21 a 28 de março, pelo WhatsApp. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro, de 6,2 pontos.

Novos critérios de repasse do FPM também estão na pauta

Outra proposta, diz Falcão, é lutar por mudanças nos critérios de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita dos municípios. Atualmente, são considerados coeficientes com base no critério populacional, que variam de 0,6 (cidades com cerca de 10 mil habitantes) a 4,0 (acima de 150 mil).

Segundo ele, é preciso levar em conta também os critérios territoriais. Porém, tal medida demanda mudanças na legislação, com apoio do Congresso Nacional. Até lá, diz Falcão, seria possível contar com "Diretoria FPM 0,6", liderada por prefeitos que conhecem os desafios dos municípios menores, dando suporte técnico às demandas locais.

Formando em Direito, Falcão foi empreendedor, com passagens por cargos no comércio e na construção civil da cidade. Também foi presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública. Foi eleito prefeito pela primeira vez em 2020 e reeleito no ano passado.

Eleição da nova diretoria da AMM

A eleição da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios, maior representação regional de prefeitos da América Latina, está marcada para sexta-feira (4), na sede da entidade (avenida Raja Gabaglia, 385, Cidade Jardim), das 9h às 16h. A AMM representa os 853 municípios do Estado e atua na defesa das demandas das cidades. Os novos diretores serão responsáveis pela articulação entre as prefeituras e demais esferas de governo.

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por