Candidatura própria do PSB em MG será decidida por Marina e Campos

Aline Louise - Hoje em Dia
24/02/2014 às 08:45.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:14
 (Fábio Rodrigues Pozzebom)

(Fábio Rodrigues Pozzebom)

Passa pelas mãos da senadora Marina Silva a articulação que pode definir a candidatura própria do PSB ao Governo de Minas, em parceria com a Rede Sustentabilidade, legenda criada pela senadora. O professor de medicina da UFMG, Apolo Heringer Lisboa é a indicação da rede. “Meu nome foi aclamado no último encontro da legenda, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no sábado. Agora isso deve ser levado a executiva nacional, para que a Marina converse com o Eduardo Campos (pré-candidato do PSB à presidência da república)”. A palavra da senadora tem grande peso em Minas. Nas eleições de 2010, ela foi a presidenciável mais votada em BH, onde recebeu 560.037, ou 40% dos votos válidos.

Clair Benfica (o Zinho), membro do diretório mineiro da Rede, diz que a executiva nacional do partido é favorável a candidatura própria e que este também tem sido o desejo expresso nos encontros estaduais do partido. “O fato do Júlio (Júlio Delgado, presidente do PSB) estar forçando a parceria com o PSDB nos levou a já indicar o nome do Apolo. Quando você faz coligação no primeiro turno você enfraquece o debate”.

O posicionamento de Júlio Delgado, que afirma que o partido já fechou aliança com os tucanos, não é consenso na legenda. “Tem um sentimento grande no partido de candidatura própria”, disse o vice presidente da sigla, Mário Assad. Segundo ele, o nome forte dentro do PSB ainda é o de Márcio Lacerda, prefeito de BH. “Pesquisas internas colocam o Márcio em primeiro lugar na disputa hoje, em Minas. Alguns inclusive querem aguardar o prazo para ele decidir. A definição legal é só dia 5 de abril”.

“Qualquer partido que se preza quer ter candidatura própria, até porque, a gente entende que eleição em dois turnos é pra isso. As alianças devem vir no segundo turno”, reforçou o presidente do PSB em Belo Horizonte, João Marcos Grossi Lobo, destacando também o nome de Márcio Lacerda para disputa.

Comunistas

A pré-candidata do PCdoB ao Palácio Tiradentes, Jô Moraes, defende candidaturas múltiplas no estado. “Desde o começo esse é o lema da minha pré-candidatura. Se Minas são muitas, muitos tem que falar por ela. Nós temos diversidade de estrutura econômica, social, regional, cultural, que deve ser expressada através de muitas candidaturas. Temos que sair da polarização e colocar as muitas Minas nas ruas”, disse.

O deputado Clésio Andrade é outro que reforça a ideia de disputa mais ampla em Minas, tanto que, em nota divulgada neste final de semana, reafirmou a sua “disposição em ser candidato a Governador de Minas Gerais” e disse que colocará seu nome à apreciação da Convenção Estadual do Partido.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por