Eleições 2022

Com 66 deputados buscando reeleição, renovação mínima na ALMG será de 15%

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
17/08/2022 às 19:31.
Atualizado em 17/08/2022 às 19:37

(Daniel Protzner/ALMG)

No que depender dos deputados que buscam a reeleição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a renovação no parlamento mineiro será pequena. Dos 77 parlamentares atuais, 66 se candidataram para um novo mandato. O número não é muito diferente do registrado nas últimas eleições, quando 64 buscaram a reeleição, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Se todos conseguirem a recondução nas urnas, o índice de renovação ficaria por volta de 15%, muito abaixo da média que, entre deputados estaduais, fica em torno de 35% em Minas Gerais.

Em 1998, os novos deputados representaram 38,97%; em 2002, a Casa apresentou o maior índice de renovação depois da redemocratização, com 46,75% de novos deputados; em 2006, as mudanças ocorreram em 40,25% das vagas. Em 2010 foram 36,36% novos deputados e 33,77% em 2014. Já nas últimas eleições, em 2018, o índice de renovação voltou ao patamar de 40,25%.

Entre os que não irão buscar a reeleição na Assembleia, quatro vão se candidatar a deputado federal, um a vice-governador, um a senador, um a suplente de senador e quatro não concorrerão a nenhuma vaga no Legislativo ou no Executivo mineiro ou federal nas eleições de 2022. 

Desistiram de candidatura

O atual presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), é um dos que não irá se candidatar a nenhum cargo nessas eleições. No início de julho, ele oficializou seu nome para disputar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A expectativa é a de que seja aprovado em plenário ainda este ano.

A deputada Celise Laviola (Cidadania) também não vai concorrer à reeleição para apoiar a candidatura do filho. Já Léo Portela (PL) anunciou que deve se mudar para o exterior após o fim do mandato, mas vai apoiar a candidatura da irmã. Da mesma forma, Sávio Souza Cruz (MDB) não vai tentar se reeleger, mas deve apoiar outros candidatos.

Querem mudar de cargo

Alguns parlamentares vão tentar outros cargos na política estadual e federal, como o deputado André Quintão (PT), que concorre a vice-governador na chapa encabeçada por Alexandre Kalil (PSD) ao Governo de Minas.

O deputado Cleitinho Azevedo (PSC) tenta uma vaga no Senado, enquanto Virgílio Guimarães (PT) é o primeiro suplente na chapa de candidatura, também ao Senado, de Alexandre Silveira (PSD). Este último tenta a reeleição após assumir, no final do ano passado, a vaga deixada por Antonio Anastasia, que se tornou ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por