Conversar: uma das estratégias do PSDB para conquistar Minas

Ricardo Rodrigues - Hoje em Dia
18/03/2014 às 09:04.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:41
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

O pré-candidato a governador, Pimenta da Veiga (PSDB), afirmou ao Hoje em Dia que pretende conversar com os postulantes à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa (ALMG) das 21 legendas da aliança liderada pelo PSDB em Minas Gerais. “Quero me reunir com os candidatos de todos os partidos aliados. Essas conversas são muito positivas”, disse.

Pimenta da Veiga participou na última segunda-feira (17) das discussões de estratégias do PSDB para a eleição proporcional em 2014, durante reunião na ALMG coordenada pelo presidente do PSDB-MG, deputado federal Marcus Pestana. O pré-candidato avaliou como importante manter as conversações com os candidatos para estimulá-los.

Na reunião, os deputados estaduais Bonifácio Mourão, Luiz Henrique e Rômulo Viegas foram escolhidos para integrar a comissão que ficará responsável pela condução das negociações com os candidatos do PSDB. A tarefa do trio será mapear as alternativas para a composição da chapa proporcional governista.

Pestana disse que serão montados três ou quatro blocos para abrigar as coligações proporcionais entre as 21 legendas. Na sua avaliação, a chapa proporcional tem de ser bem trabalhada de modo a conciliar as demandas dos vários partidos por espaço na coligação eleitoral. “Cada um quer moldar a realidade segundo seus interesses”, admitiu.

A intenção do PSDB este ano, de acordo com Pestana, é destinar 30% das vagas proporcionais a candidaturas femininas. Segundo ele, o diretório do partido vai enviar correspondências às comissões provisórias e diretórios até meados de abril para serem feitas as inscrições das candidaturas.

Ele acrescentou que a aliança majoritária está bem encaminhada. E tratou por “meu vice-governador” o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PP), que deixou o PSDB em 2013 para compor a chapa majoritária na disputa. À noite, Pestana se reuniu com lideranças do PSB-MG, para aprofundar as conversas sobre a aliança política entre as siglas. O presidente do PSB-BH, João Marcos Grossi Lobo, antecipou que “continua de pé a intenção de candidatura própria”. O prefeito Marcio Lacerda é o preferido da sigla, “mas só vamos ficar sabendo em 5 de abril, que é o prazo de desincompatibilização”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por