BRASÍLIA - O jornalista e advogado americano Glenn Greenwald e seu companheiro, o brasileiro David Miranda, são os convidados da audiência pública que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Espionagem realiza às 14 horas de quarta-feira (9). O jornalista é o autor das denúncias de espionagem feita pela Agência Nacional de Segurança (NSA, em inglês), que teria atingido inclusive a presidente Dilma Rousseff. As informações são da Agência Senado.
O jornalista mora no Rio de Janeiro com seu companheiro. David Miranda foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, em 18 de agosto passado, quando embarcava para o Brasil.
Foi interrogado por nove horas seguidas. As autoridades britânicas confiscaram seu telefone e os equipamentos de informática que trazia consigo. Foi libertado sem qualquer acusação.
A oitiva de Greenwald foi antecipada pela presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em entrevista no último dia 9, antes da reunião que definiria a agenda de trabalhos da comissão.
Na ocasião, a senadora não descartou a hipótese de integrantes da CPI irem a Rússia ouvir o americano Edward Snowden, técnico de informática que trabalhava para a CIA (agência central de inteligência do EUA) e fonte das denúncias publicadas por Greenwald. O governo russo concedeu asilo ao técnico, e a ida dos senadores a Moscou depende de autorização das autoridades daquele país.