Crise global retarda a economia brasileira, diz Mantega

Fernando Nakagawa, enviado especial
Publicado em 12/12/2012 às 14:30.Atualizado em 21/11/2021 às 19:26.
 (Valter Campanato/ABr)
(Valter Campanato/ABr)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconheceu nesta quarta-feira (12), após palestra no "Fórum do Progresso Social", realizado em Paris, que o confuso cenário de crise global atrasa a reação da economia brasileira. "Claro que esse cenário (de crise externa) retardou nossa recuperação e a aceleração da economia brasileira", disse.

Segundo Mantega, o comércio exterior é o principal prejudicado pela crise externa. "A indústria não consegue exportar ou continua exportando a mesma coisa mesmo com câmbio favorável. Mesmo assim, estamos conseguindo a recuperação do setor industrial", disse o ministro, ao comentar que o setor cresceu 1,1% no terceiro trimestre de 2012. "O que anualizado dá mais de 4%."

"As medidas estão surtindo efeito. Talvez não na velocidade que a gente gostaria, mas a direção está correta e adequada e é da aceleração gradual do crescimento", disse o ministro. "O quarto trimestre deverá ser melhor que o terceiro de modo que a gente entra com a economia acelerando em 2013. Estamos nessa direção", disse. "Estaremos colhendo aquilo que foi plantado", completou.


Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por