Mais custos

De 17 para 21: Câmara Municipal de Santa Luzia aprova aumento do número vereadores

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
28/12/2022 às 20:06.
Atualizado em 28/12/2022 às 20:12

Os vereadores de Santa Luzia, na Grande BH, aprovaram nessa terça-feira (27) a ampliação do número de vagas no legislativo municipal. Eles abriram mais quatro posições na Câmara Municipal, passando das atuais 17 para 21 cadeiras.

A alteração foi aprovada por 14 dos 17 vereadores da cidade, mas causou polêmica entre os moradores. O principal questionamento diz respeito aos custos que a ampliação de vagas pode provocar aos cofres de Santa Luzia.

A polêmica foi tanta que o prefeito da cidade, Pastor Sérgio (PSD), usou as redes sociais para divulgar um vídeo em que esclarece que o projeto não é de autoria do Poder Executivo e que se trata de assunto interno da Câmara Municipal, não podendo ser vetado.

"O projeto de lei que visa aumentar o número de cadeiras de Vereadores é de total autonomia e discricionariedade da Câmara Municipal. Certamente poderia ser melhor discutido com a sociedade, já que a casa Legislativa representa o cidadão luziense", afirmou o prefeito na gravação.

Silêncio
Enquanto isso, o Legislativo manteve silêncio. O Hoje em Dia entrou em contato com a Câmara de Santa Luzia e pediu um pronunciamento oficial, mas ainda não obteve resposta. Nenhum vereador se manifestou na fase de discussão para defender o projeto enquanto ele estava sendo votado.

Votos contrários
Apenas os vereadores Paulo Bigodinho (PV) e Ilacir Bicalho (PSC) votaram contra. Os dois deram declarações dizendo que entendem que 17 vagas é suficiente para garantir uma representação de qualidade na cidade. "Temos é que aprender a trabalhar para a cidade e não apenas para os nossos redutos", disse Ilacir.

Críticas
Um dos mais críticos ao projeto de expansão do número de vereador é o ex-prefeito da cidade, eleito deputado estadual,  Delegado Christiano Xavier (PSD). Nas redes sociais, ele disse que espera que a CÂmara Municipal volte atrás na decisão, que classificou de "absurda".

Muitos moradores da cidade aproveitaram as postagens do deputado para criticar a decisão dos vereadores. Uma internauta, identificada como Elizete Teodoro, disse que "infelizmente o Brasil tá lascado (sic),esse políticos não representam ninguém, a não ser o próprio bolso".

Outro que se intitulou morador da cidade, chamado Ivanil Nilo, destacou que "não é quantidade de vereadores, e sim a qualidade de cada um em fazer de forma proativa seu papel. Deveria é diminuir (o número de vagas)".

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por