Palácio da Liberdade

'Deixou um legado para Minas Gerais', diz Zema em velório de Newton Cardoso

O governador de Minas fez um pronunciamento assim que chegou ao Palácio da Liberdade

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/02/2025 às 11:23.Atualizado em 03/02/2025 às 13:45.
 (Fernando Michel)
(Fernando Michel)

O ex-governador de Minas, Newton Cardoso, que faleceu aos 86 anos nesse domingo (2), é velado na manhã desta segunda-feira (3) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Cardoso, que  esteve à frente do Estado entre 1987 e 1991, também foi fundador do Hoje em Dia, em 24 de fevereiro de 1988.

O atual governador Romeu Zema (Novo) compareceu ao velório e ressaltou a importância do legado deixado por Newton Cardoso. "Vim aqui prestar a minha solidariedade à família do ex-governador Newton Cardoso, que esteve à frente do Estado no final dos anos 80, num período em que o Brasil ainda estava se redemocratizando, num período em que o Brasil estava fazendo a nova Constituição, e ele cumpriu bem o seu papel", afirmou Zema.

O governador também destacou o impacto da atuação de Cardoso na história política de Minas. "Deixou um legado para Minas Gerais, e é obrigação minha, como governador do Estado, estar aqui prestando essa última homenagem ao homem que ele foi", declarou. Além disso, mencionou o filho do ex-governador, o deputado federal Newton Cardoso Júnior, que, segundo ele, segue atuando com os mesmos princípios.

Em meio às despedidas, Newton Cardoso Júnior fez um discurso emocionado, ressaltando a trajetória política e a importância do pai.

O deputado lembrou do Palácio da Liberdade como um local simbólico na trajetória do pai, quando o então governador tomou posse em meio a uma multidão que o saudava. "Tenho essa memória da minha infância, acompanhando de perto a realização que ele promoveu para o Estado de Minas Gerais", declarou.

Cerimônia

O caixão com o Corpo de Cardoso foi carregado por cadetes da Polícia Militar, trajados em uniformes azuis, para o interior do Palácio, antiga sede do governo mineiro. Os Dragões da Inconfidência, grupamento de honra da cavalaria, fizeram a recepção do corpo. Militares da Câmara Ardente, formada por policiais do Batalhão de Guardas, também estão presentes, posicionados próximos ao caixão.

Até as 10h, o velório do ex-governador era apenas para familiares. Depois foi aberto ao público, com entrada pelo portão principal do Palácio. Às 15h, um representante da igreja católica fará uma oração. Em seguida, às 16h, a bandeira que cobre o caixão será dobrada e entregue à família.

Após o encerramento do velório, o corpo de Newton Cardoso será levado pelo Corpo de Bombeiros até o Cemitério Parque Renascer, em Contagem. O cortejo será acompanhado pela Polícia Militar. No cemitério, não haverá cerimônias solenes, apenas a descida do caixão do caminhão dos Bombeiros. Em seguida, o corpo do ex-governador será cremado, em cerimônia reservada à família.

Veja trajetória de Cardoso:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por