Reajustes salariais

Deputados aprovam aumento acima da inflação para servidores da Defensoria e mudam cargos no MP

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
12/04/2023 às 17:31.
Atualizado em 12/04/2023 às 17:55

Deputados aprovam reajuste para servidores da defensoria. (Willian Dias / ALMG)

Deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira (12), reajuste de 7,12% para os servidores da Defensoria Pública. O índice ficou acima da inflação do último ano - que foi de 5,8%. Os defensores públicos, apesar de terem um reajuste menor, também tiveram ganhos reais, com aumento de 6,14%. A votação foi em primeiro turno e o projeto ainda retorna para votação em segundo turno. 

Em abril do ano passado, os servidores do órgão tiveram um reajuste de 14,19%, com a justificativa que estavam recompondo perdas inflacionárias de 2020 e 2021. Na ocasião, o reajuste ficou acima do índice utilizado para o restante do funcionalismo público estadual, que ficou em 10,6%.

Ministério Público
Também foi aprovado nesta quarta-feira, em primeiro turno, Projeto de Lei que alterou a estrutura do Ministério Público de Minas Gerais e aumentou a quantidade de cargos no nível superior da carreira - aqueles que ganham mais - e reduziu a quantidade de cargos para entrada.

O reajuste para os servidores do Ministério Público foi aprovado em dezembro do ano passado e também garantiu um aumento acima da inflação, com reajuste de 12,3% conforme texto aprovado na ALMG.

Demais servidores
O governador Romeu Zema (Novo) prometeu, em campanha eleitoral, reajustes anuais para os servidores estaduais, mas em 2023 ainda não encaminhou o projeto de reajuste para a avaliação dos deputados estaduais.

Porém, o Projeto de Lei que reajusta em quase 300% o salário do governador Zema, do vice-governador Mateus Simões e dos secretários estaduais foi aprovado em plenário na última semana e pode retornar para plenário nos próximos dias. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por