Presidente

Do Vietnã, Lula homenageia Fuad com coroa de flores: 'defensor da democracia'

Presidente cumpre agenda internacional em Hanói

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/03/2025 às 10:56.Atualizado em 27/03/2025 às 11:56.
Coroa de flores enviada por Lula e Janja (Valéria Marques/Hoje em Dia)
Coroa de flores enviada por Lula e Janja (Valéria Marques/Hoje em Dia)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está está em agenda internacional em Hanói, capital do Vietnã, enviou uma coroa de flores em homenagem ao prefeito Fuad Noman, que faleceu aos 77 anos na manhã de quarta-feira (26), e está sendo velado na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro da capital mineira. 

 No texto, o presidente destacou que Fuad era um homem íntegro e defensor da democracia. Ainda na quarta, Lula lamentou nas redes sociais o falecimento de Fuad. "Recebi com muita tristeza a notícia sobre o falecimento de Fuad Noman, nosso querido prefeito de Belo Horizonte, com quem tive a honra de estar lado a lado na luta que permitiu a vitória da democracia sobre o autoritarismo em 2022 no Brasil e em 2024 na capital mineira", escreveu o presidente, em referência ao apoio mútuo de ambos durante as duas últimas eleições", destacou o post.

View post on X

Em uma virada histórica, Noman ganhou as eleições na capital mineira no segundo turno, no ano passado, derrotando Bruno Engler (PL). Já Lula saiu vitorioso no embate contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, há pouco mais de dois anos. Lula lembrou do desfecho político. 

"Sua partida representa uma perda para as mineiras e os mineiros, mas também para todo o serviço público brasileiro ao qual dedicou a sua vida, sua inteligência e sua experiência. Noman teve uma brilhante carreira como servidor federal, comandou secretarias nos três níveis de governo e presidiu empresas estatais, sempre colocando o interesse coletivo em primeiro lugar", prosseguiu Lula.

O presidente desejou conforto à esposa de Noman, Mônica Drummond, além de familiares e amigos. 

O prefeito da metrópole mineira estava internado desde o dia 3 de janeiro para tratar de uma pneumonia. O quadro foi piorando e, na noite de ontem (25), sofreu uma parada cardiorrespiratória.

O vice-prefeito Álvaro Damião, que já estava como prefeito em exercício da capital mineira, assumirá o comando da cidade de forma definitiva.

O corpo de Fuad Noman está sendo velado nesta manhã na sede da PBH, em cerimônia restrita a parentes e amigos. A partir das 13h será aberta ao público. Durante a manhã de hoje, a todo momento coroas de flores em homenagem a Fuad chegavam na prefeitura.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por