'É melhor ter estrada pedagiada do que nenhuma estrada', diz Zema sobre concessão de rodovias
Governo de Minas quer entregar à iniciativa privada trechos da Linha Verde, MG-424 e LMG 800
A possibilidade da concessão de trechos da Linha Verde (MG-010), MG-424 e LMG-800 - que dão acesso ao Aeroporto de Confins, Serra do Cipó e cidades da Grande BH - tem gerado protestos de moradores. A proposta do Governo de Minas prevê a instalação de 13 pedágios ao longo das rodovias. Segundo a população, os impactos financeiros, sociais e econômicos foram desconsiderados. Apesar da desaprovação, o governador Romeu Zema (Novo) reafirmou ser a favor da medida.
As declarações foram dadas nesta sexta-feira (13), durante conversa com jornalistas na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O chefe do Executivo Estadual criticou a qualidade das estradas do Vetor Norte e disse que a concessão só será feita após conversas com prefeitos, vereadores e moradores da região.
“Nós sabemos que o Vetor Norte hoje é um grande gargalo. Quem sai da Cidade Administrativa e quer ir em direção a Sete Lagoas, no sentido Aeroporto de Confins, vai passar por um dos piores trechos que temos no Estado", afirmou Zema.
O governador ainda admitiu que o Estado não tem dinheiro para investir em melhorias. "Nós vamos deixar do jeito que está? Ou será que é melhor ter uma concessão e ter algum pedágio ali? Então, eles (moradores, vereadores e prefeitos) é que vão definir. Não sou eu que vai definir. Se alguém falar: é melhor viver com gargalo, é melhor não ter pedágio. Não sou dono da verdade. Nós vamos fazer aquilo que as audiências mostrarem”, acrescentou.
Rodovias de acesso ao aeroporto, Serra do Cipó e cidades da Grande BH poderão ter 13 pedágios
Conforme o Hoje em Dia mostrou nesta semana, os 13 pedágios serão instalados em trechos que cortam 12 cidades da região (clique aqui para ver a localização). A ideia é instalar praças sem cancela, chamadas de free flow (fluxo livre). O sistema é capaz de identificar a placa e as características do veículo sem a necessidade do motorista parar ou mesmo reduzir a velocidade ao passar pelo local. O mesmo modelo já foi adotado na MG-459, em Monte Sião, no Sul de Minas.
Ainda não há previsão do valor dos pedágios. Além da cobrança, também serão instalados dois pontos de pesagem de veículos de carga. Segundo o Governo de Minas, o contrato estabelece cerca de R$ 3 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos e de R$ 1,3 bilhão em serviços aos usuários, como atendimento médico de emergência e guincho.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), a concessão de estradas visa buscar investimentos para as vias, melhorando as condições de tráfego e dando mais segurança às pessoas.
* Com informações de Pedro Melo
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