Depois de se apresentar para empresários e setor produtivo do Brasil, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato à Presidência da República pelo PSB, tem prevista uma série de encontros pela Alemanha e Inglaterra entre a quinta-feira (31) e o dia 9 de novembro. Campos se encontrará com políticos e empresários dos dois países. A visita tem como objetivo atrair investimentos estrangeiros para o Estado, mas servirá também para que ele se apresente no exterior como possível competidor das eleições presidenciais do ano que vem.
A agenda ainda está sendo ajustada, mas o governador deve se encontrar com ministros ingleses das áreas de relações exteriores, cultura e assuntos relacionados ao Brasil. Além de políticos, privilegiará tratar de um dos temas centrais da disputa eleitoral de 2014: energia.
Os encontros estão sendo alinhados desde o ano passado. Na Inglaterra, Campos será recebido por executivos das gigantes energéticas British Gas (gás natural) e British Petroleum (petróleo). Na Alemanha, buscará fechar negócios com empresários da indústria metalomecânica, do setor de usinagem e produtoras de soldas.
A estratégia é tentar turbinar ao máximo Pernambuco como um centro produtor de bens e serviços ligados ao mercado de energia, explica o secretário de Estado de assuntos econômicos, Márcio Stefanni. Segundo ele, Pernambuco tem localização estratégica para atender às demandas de campos de exploração de gás natural e de bacias petrolíferas brasileiras e "está a sete horas de avião da costa da África, onde estão pesquisando a presença do combustível fóssil na camada do pré-sal". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.