Justiça Eleitoral

Eleitores com mobilidade reduzida podem pedir transferência de seção para local com acessibilidade

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
22/03/2022 às 16:36.
Atualizado em 22/03/2022 às 17:28

(Reprodução/TSE)

Eleitoras e eleitores que sejam portadores de deficiência ou tenham mobilidade reduzida têm até 4 de maio, dia do fechamento de cadastro, para solicitar a transferência do título para um local de votação com acessibilidade. O alerta faz parte da campanha Facilite seu Voto, que procura promover a inclusão dessas pessoas no processo eleitoral.

Para realizar a mudança, a eleitora ou eleitor deve acessar a seção Título Net, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), na aba “Eleitor e Eleições”. O requerimento é feito com a inserção das informações solicitadas no formulário.  

Na etapa de dados pessoais, existe a opção onde é possível informar se a pessoa é portadora de algum tipo de deficiência, o tipo da deficiência, e se ela deseja votar em um local acessível. A mudança é realizada após conferência do pedido pelo cartório eleitoral.

A Justiça Eleitoral mineira realiza, desde 2007, a campanha Facilite seu Voto. O objetivo dela é incentivar aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que realizem a transferência do local de votação para uma das unidades onde existem seções com acessibilidade. Elas ficam normalmente nos andares térreos ou são acessadas com rampas e têm portas maiores.

Atualmente, Minas Gerais possui 4.613 seções com acessibilidade, sendo 400 em Belo Horizonte, e cerca de 103.160 pessoas com deficiências cadastradas. Segundo o TRE-MG, em todos os 853 municípios mineiros há pelo menos uma seção com acessibilidade.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por