polarização com respeito

Eleitores vestem a camisa dos candidatos para irem cumprir dever cívico de votar

Pedro Faria
@pedfaria
02/10/2022 às 09:07.
Atualizado em 02/10/2022 às 12:14

Vermelho, verde e amarelo: eleitores comparecem aos locais de votação usando as cores que lembram os candidatos que escolheram no primeiro turno (Pedro Faria / Hoje em Dia)

Os portões da Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Santa Efigênia, na região Norte de BH abriram pontualmente às 8h, para receber os primeiros eleitores. A escola é um dos maiores colégios eleitorais do estado.

Em um ano de pleito muito polarizado, as pessoas fizeram questão de vestir a camisa do candidato que escolheram apoiar. Vermelho, verde e amarelo foram as cores mais vistas nas filas nesta manhã.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores podem se vestir como quiserem para ir votar, mas a boca de urna é proibida. (Pedro Faria / Hoje em Dia)

E a expectativa está alta para os dois lados. A aposentada Edir Braga, eleitora convicta do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), acredita na vitória. “Nosso presidente vai se reeleger no primeiro turno. Ele vai continuar fazendo o ótimo trabalho que fez nesses últimos anos”, disse.

Já, do outro lado, a eleitora petista Célia Lavarini espera que o candidato Lula (PT) saia vencedor e também torce pela vitória de Alexandre Kalil (PSD), para o governo de Minas. “Quero muito que Lula e Kalil vençam. Não gosto das propostas dos outros candidatos, principalmente do Zema. Penso muito nas crianças pobres e na educação, e isso me fez decidir meu voto”, contou a pedagoga.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, TSE, o eleitor o direito pode usar camisa da seleção brasileira e, até mesmo, roupas com nome, número e imagem de candidatos. 

Mas fazer boca de urna é proibido. Quem estiver com camisetas de partidos ou candidatos não pode abordar ou usar qualquer estratégia para persuadir outros eleitores.

Também estão proibidas aglomerações de pessoas com vestes padronizadas ou de manifestações coletivas e/ou ruidosas. 

Os mais de 18 milhões de eleitores mineiros tem até as 17h de hoje para registrar seus votos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por