Em Betim, Dr. Vinícius lidera com 28,2%, seguido de perto por Heron Guimarães (25,2%)
Realizada em 9 e 10 de setembro, pesquisa SigDados tem margem de erro de 4 pontos percentuais, o que caracteriza empate técnico
Pesquisa do Instituto SigDados divulgada nesta quarta-feira (11) aponta disputa acirrada pela prefeitura em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com cerca de 500 mil habitantes, município é o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Minas. Atualmente vereador na cidade, o candidato Dr. Vinícius (PV) lidera levantamento estimulado com uma pequena margem (28,17%) em relação ao segundo colocado, o jornalista Heron Guimarães (UB), que somou 25,17% das intenções de voto. Tecnicamente, os dois estão empatados, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
O candidato Pedro Betinense (Mobiliza) alcançou a terceira colocação neste cenário - em que os nomes dos candidatos à prefeitura são informados aos eleitores entrevistados - com 10% e Zulu, do PCB, com 1% das intenções de voto. Responderam ninguém/branco ou Nulo 11,67%; não pretendem votar 2% dos ouvidos e não souberam ou não quiseram responder 22%.
Na sondagem espontânea, quando o entrevistador não revela os nomes dos concorrentes, os candidatos que lideram a corrida sucessória em Betim seguem empatados. Porém, nesta abordagem, Heron Guimarães surge em vantagem, com 18,33%, seguido por Dr. Vinícius com 16,17%. Pedro Betinense alcançou 3,67% das intenções de voto e Zulu não chegou a um ponto. O índice de indecisos ou que não revelaram a intenção do voto para prefeito na sondagem espontânea é de 46,5%; ninguém/brancos ou nulos 12,17% e não pretendem votar nas eleições deste ano 1,33%.
Qual índice de rejeição dos candidatos em Betim?
O percentual de rejeição também foi medido pelo SigDados, que perguntou aos eleitores em qual dos candidatos não votariam de jeito nenhum. O nome de Zulu foi o mais citado (12,33%). Heron Guimarães somou 11,5%, Pedro Betinense 7,17% e Dr. Vinícius por 5,67%. Os eleitores que disseram rejeitar todos os candidatos somaram 12%; os que não rejeitam nenhum 37,33% e os que não responderam 14%.
Projeção para o segundo turno
Betim está entre as oito cidades de Minas Gerais com mais de 200 mil habitantes e que podem ter outro turno de votação no pleito deste ano. Durante as disputas para prefeito, caso nenhum dos candidatos alcance 50% mais um dos votos válidos no primeiro turno, os eleitores terão que voltar às urnas em 27 de outubro.
A diretora do Instituto SigDados, Raquel Vasconcelos, pontua que as pesquisas são um retrato do momento em que são realizadas as entrevistas e podem ajudar o eleitor a tomar decisões mais embasadas. “Estamos há pouco menos de 30 dias das eleições e as pesquisas, além de auxiliarem os eleitores, ajudam também nas estratégias a serem tomadas por cada campanha, podendo o cenário ser modificado a qualquer momento. O número de indecisos ainda é alto, o que pode elevar o tom da disputa e aumentar as chances do segundo turno na cidade”.
Pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo SigDados Instituto de Pesquisa e está registrada no TSE sob o número MG-03190/2024. Conduzida nos dias 9 e 10 de setembro de 2024, ouviu 600 eleitores maiores de 16 anos que moram e votam em Betim. Os resultados refletem a intenção de voto no momento das entrevistas.
A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Os dados da amostra são baseados nas informações do IBGE (2010 a 2020) e TSE de agosto de 2024. O contratante da pesquisa é a Impactto Comunicação Ltda/Grupo Impactto.