Em reunião realizada nesta quarta-feira (31) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério da Defesa reconheceu o êxito dos testes de verificação das urnas eletrônicas que serão usadas em outrubrod este ano, inclusive do modelo UE 2020. Os aparelhos passaram por exames técnicos na Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Além disso o TSe e o ministério concordaram com a a importância da realização de um evento público com a Comissão de Transparência das Eleições e das entidades fiscalizadoras para a apresentação desses resultados.
A reunião desta quarta também confirmou a divulgação de todos os boletins de urna pelo TSE, possibilitando a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes.
A importância da manutenção da realização do teste de integridade das urnas (que ocorre desde 2002), como mecanismo eficaz de auditoria, foi ressaltada por técnicos do Ministério da Defesa e do TSE que participaram do encontro. As entidades apresentarão, em conjunto, a possibilidade de um projeto piloto complementar, utilizando a biometria de eleitores reais em algumas urnas indicadas para o referido teste, conforme sugestão das Forças Armadas no âmbito da Comissão de Transparência das Eleições.
(*) Com portal do TSE.
Leia Mais: