Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Bruno Engler (PL) considera o trânsito da capital mineira pior do que o de São Paulo. Nesta quarta-feira (18), ele caminhou pelo bairro Floresta, na região Leste - rota de passagem para motoristas que vão ao Centro - e comentou que pretende, caso eleito, utilizar Inteligência Artificial (IA) para controlar o acionamento de semáforos.
"Hoje nossa cidade está parada. BH é a segunda capital do país e, para se rodar em horário de pico, a gente perde 57 minutos para rodar 10 km às 6h da tarde. Estamos piores que São Paulo, porque nosso sistema de trânsito é ultrapassado. Aquela coisa de colocar 40 segundos, abre 40 segundos e fecha. Então, vamos trazer a Inteligência Artificial para fazer a gestão semafórica de BH", informou.
O candidato do PL citou, como exemplo, ideia implementada em São Caetano do Sul, no interior paulista. E explicou, rapidamente, como funciona.
"Eles implementaram o 'Waze for Siri', no qual há instalação de câmeras pela prefeitura. A prefeitura passa informações para o aplicativo e o aplicativo passa informações para a prefeitura. Você consegue ter um retrato do trânsito em tempo real e a partir daí fazer a gestão dos sinais. É um projeto que funciona e que a gente quer trazer para BH também", comentou Engler.