A coligação “Todos por Minas”, do candidato ao governo pelo PSDB, Pimenta da Veiga, promoveu nessa sexta-feira (26) encontro da equipe de campanha com militantes do Tucanafro, em Belo Horizonte. O candidato foi representado por sua esposa, Anna Paola Frade. Pimenta não pôde comparecer, pois participou de reunião com seu staff de plano de governo ao longo do dia.
No encontro, foram apresentadas as propostas de Pimenta da Veiga voltadas para a melhoria das condições de vida da população negra, e discutidos os recorrentes atos de racismo no país.
Entre as principais propostas do tucano estão o “controle do genocídio da juventude negra”, “dar mais visibilidade às comunidades quilombolas” e incluir a “promoção da igualdade racial” nos espaços públicos de participação dos Conselhos Estaduais de Educação, Saúde, Habitação, Segurança Alimentar, Direitos Humanos e Criança e Adolescente.
No fim do evento, Anna Paola disse que as pessoas não podem achar que o racismo é algo normal e aceitável. “Eu tenho sangue de negro e eu tenho imenso orgulho disso, a cor da gente não diz nada sobre nós mesmos. Não devia existir o tal do preconceito, porque é algo muito doloroso, mas, já que existe, vamos lutar juntos contra ele, pois com união vamos chegar aonde desejamos”, finalizou.
Direito de resposta
A assessoria de Pimenta informou que o candidato não iria comentar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que concedeu direito de resposta ao adversário Fernando Pimentel (PT) por ofensas pessoais no programa eleitoral tucano.
Neste sábado (27), Pimenta da Veiga cumpre agenda de campanha ao lado do presidenciável Aécio Neves (PSDB) em Varginha, no Sul do Estado.