FMI pede que Brasil reforce as bases de sua economia

AFP
Publicado em 17/03/2016 às 13:55.Atualizado em 16/11/2021 às 01:50.

O Brasil, imerso em uma grave crise política e em um quadro recessivo, enfrenta uma situação difícil e deve reforçar as bases de sua economia, considerou nesta quinta-feira (17) um porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI), Bill Murray, em uma coletiva de imprensa. "Claramente o Brasil está enfrentando uma situação difícil, e uma das saídas para o país agora é fortalecer sua economia", disse Murray.

O Brasil encerrou 2015 com um recuo de 3,8% do PIB em queda livre (-3,8%), seu pior desempenho em 25 anos.

Para Murray, o Brasil "deve fortalecer o cenário macroeconômico que serviu muito bem no passado para recuperar a confiança e impulsionar os investimentos".

Entre as prioridades, o país deve considerar a política de metas de inflação, flexibilidade das taxas de câmbio e a responsabilidade fiscal.

Murray assegurou que o Brasil, que recebeu vultosos empréstimos na década de 1990, até o momento não pediu qualquer tipo de assistência financeira.

O porta-voz afirmou que o FMI acompanha de perto a grave crise política que paralisa o país, acrescentando que a entidade tem como norma "não se envolver nos acontecimentos políticos" de seus Estados-membros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por