Freixo diz ter esperança de disputar 2º turno no Rio

Mariana Durão
07/10/2012 às 14:01.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:53

O candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PSOL, Marcelo Freixo, votou por volta do meio-dia deste domingo no Clube Paissandu, no Leblon, zona sul carioca. Após confirmar seu voto, ele afirmou que sai da campanha fortalecido e que ainda tem esperança de que possa disputar o segundo turno da eleição municipal com o atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB).

"O segundo turno seria um belo prêmio à democracia carioca", disse aos jornalistas. Segundo Freixo, em qualquer outra circunstância ele iria ao segundo turno com a atual porcentagem de votos.

Ele votou acompanhado da esposa, a jornalista Renata Stuart, e da filha Isadora, de 14 anos. Além delas, um grupo de dez militantes e os candidatos a vereador pelo PSOL, Eliomar Coelho e Renato Cinco, também foram à 17ª zona eleitoral com o candidato.

Freixo acusou os institutos de pesquisa de manipularem os resultados e considerou estranho o fato de as últimas pesquisas apontarem um crescimento de cinco pontos para sua candidatura apenas na véspera da votação.

"Essa é uma velha estratégia lamentável de alguns institutos de pesquisa que vão botando a gente para baixo para interferir no resultado", afirmou ele, dizendo que a eleição virou mercadoria. "Tenho certeza que temos mais de 25% (dos votos válidos) há algum tempo", disse.

Freixo taxou sua campanha de vitoriosa e disse que a juventude foi o seu principal combustível. Para o candidato, seu desempenho reflete a vitória de um projeto político ao atrair para a campanha uma geração descrente da política.

"Me deixa muito feliz ver a juventude que é uma geração que já nasceu em tempo de mensalões, que aliás não param de aparecer", disse, em referência ao suposto episódio de compra de votos pelo PMDB, de Eduardo Paes.

O balanço de Freixo é que o PSOL conseguirá fazer uma bancada representativa na Câmara de Vereadores do Rio, que classificou de "espaço obscuro da política hoje".

O candidato passará o resto da tarde em casa com a família e às 18 horas vai acompanhar o fim da apuração nos Arcos da Lapa, com outros candidatos a vereador do PSOL e militantes da campanha.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por