Atual prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD) prometeu que Belo Horizonte ganhará 100 ônibus totalmente elétricos, caso vença. E informou que o dinheiro para a compra dos veículos já está garantido.
“Nós já recebemos R$ 300 milhões do Governo Federal. Nós só não assinamos o documento, pois a lei eleitoral e a lei de responsabilidade também não permitem que o prefeito assine um compromisso quatro meses antes do final do ano”.
Apesar de ainda não ter ônibus elétricos na capital, Belo Horizonte tem uma frota de veículos rejuvenescida, com idade média de cinco anos e seis meses. E a expectativa é que a tropa seja ainda mais renovada em caso de segundo mandato.
“Minha expectativa é que até 2030, pelo menos a metade. Eu tinha falado 40%, já tô mais otimista para que a frota da nossa cidade seja de ônibus elétricos”.
Para uma mudança desse porte, o prefeito já está buscando parcerias.
“Estamos conversando com a Cemig porque, se eu quiser 100 ônibus elétricos, tenho que ter energia para ela. E um financiamento que o BNDES está abrindo para a aquisição de novos ônibus, mais ônibus elétricos”.
Às vésperas da eleição, nesta sexta-feira (4) Fuad participou de uma caminhada na avenida Mem de Sá, bairro Santa Efigênia, região Leste da capital. No local ele conversou com eleitores sobre as propostas para seguir no comando de Belo Horizonte.