Agenda com catadores

Fuad promete ampliar coleta seletiva para todos os bairros de BH

Prefeito anunciou intenção de colocar modelo porta a porta em todos os bairros da cidade

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
17/09/2024 às 18:19.
Atualizado em 17/09/2024 às 19:19

Atual prefeito se reuniu com representantes da Asmare (Campanha Fuad Noman / Divulgação)

O atual prefeito e candidato à reeleição Fuad Noman (PSD) pretende ampliar a coleta seletiva para todos os bairros de Belo Horizonte, se reeleito. A promessa foi feita durante agenda de campanha com catadores de material reciclado nesta terça-feira (17).

Atualmente, segundo dados disponbilizados no site da prefeitura de BH, 109 bairros são atendidos com pelo menos uma das modalidades de coleta seletiva.

O serviço Ponto a Ponto, quando o cidadão leva os resíduos (papel, metal, plástico, isopor e vidro) a um coletor instalado em local público pela Prefeitura, está presente em 56 bairros.

Já o modo Porta a Porta, em que o caminhão passa recolhendo os recicláveis nas residências ou no comércio, está disponível em outros 53 bairros. Somente 14 bairros da cidade possuem ambas as modalidades de coleta. 

"Além de melhorar o meio ambiente, esse processo aumenta também a renda dos catadores”, disse o candidato.

Fuad assumiu o compromisso de incluir os catadores autônomos na estrutura do serviço de coleta seletiva "para que tenham a mesma rentabilidade, para que possam trabalhar e ganhar o seu dinheiro", acrescentando que "os que são cadastrados nas cooperativas já têm muitos benefícios".

O candidato do PSD também prometeu mais atenção ao local de trabalho dos catadores. Em julho deste ano, a Prefeitura informou ter concluído a reforma estrutural no Galpão da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), localizado no bairro Prado. “Vamos fazer também a construção de um novo galpão. A obra está dependendo apenas do ajuste do terreno”.

Nesta terça, o prefeito se reuniu com representantes das cooperativas e redes de catadores de Belo Horizonte. Foi recebido pela direção da Asmare e por  outras lideranças do setor.

No encontro, relembrou o selo “Amigo do Catador”, recebido pelo reconhecimento à parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com os catadores e a inclusão destes trabalhadores no programa de coleta seletiva municipal.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por