Fuad sofre parada cardiorrespiratória, é reanimado e está em estado grave, diz hospital
Conforme boletim médico divulgado nesta quarta, o quadro de saúde do prefeito é bastante grave no momento
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, de 76 anos, que está internado no Hospital Mater Dei desde o dia 3 de janeiro, apresentou uma piora em seu estado de saúde na noite de terça-feira (25). Conforme informou a assessoria de imprensa do Hospital MaterDei nesta quarta (26), o chefe do executivo municipal sofreu uma parada cardiorrespiratória por volta das 22 horas.
A equipe médica de plantão conseguiu reanimar o prefeito. No entanto, a situação evoluiu para um choque cardiogênico, condição grave na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do organismo.
Para tentar estabilizar o quadro, Noman está necessitando de doses elevadas de drogas vasoativas e inotrópicas, medicamentos que auxiliam na manutenção da pressão arterial e na força de contração do coração.
No momento, o prefeito encontra-se em respiração controlada por aparelhos, mantendo a pressão arterial com o auxílio contínuo de medicamentos. Além disso, como consequência da parada cardiorrespiratória, Fuad Noman desenvolveu Insuficiência Renal Aguda, o que agrava ainda mais seu delicado estado de saúde.
Segundo o boletim médico, o quadro clínico do prefeito Fuad Noman é considerado bastante grave neste momento, exigindo atenção e monitoramento constante da equipe médica.
Damião diz que recuperação do prefeito é "muito difícil"
O prefeito em exercício da capital, Álvaro Damião (União), disse na segunda-feira (24) que não tem mantido contato com Fuad, e que a recuperação dele é "muito difícil" devido à idade e ao "peso da doença."
“Estamos acompanhando também, como todos vocês, pela imprensa. Não temos acesso ao Fuad, mas pelo que a gente acompanha, a gente sente que ele está melhorando. Essa melhora é gradativa e não é simples pela idade do prefeito e pelo peso da doença. Agora ficam as sequelas, que para tratar também é muito difícil”, disse.
Damião assumiu, de forma interina, a prefeitura da capital no início de janeiro. O prefeito em exercício revelou que sonha com a recuperação de Fuad. “Eu sonho em ver o prefeito voltando para a casa dele. Quero a qualidade de vida dele, que ele saia do hospital e volte para a casa, e que ele saiba que aqui na prefeitura tem alguém que ele escolheu para estar aqui”, completou.
Internação de Fuad
Na segunda-feira (17), o atestado médico do prefeito de BH, Fuad Noman, foi renovado pela 5ª vez. Essa é a quarta internação desde a vitória nas eleições, no fim de outubro do ano passado.
Em novembro, Fuad ficou cinco dias hospitalizado, também no Mater Dei, devido a fortes dores nas pernas. No início de dezembro, voltou a ser internado, desta vez por conta de pneumonia e sinusite. Teve alta no dia 15.
Quatro dias depois, foi internado novamente, com quadro de diarreia e desidratação. Chegou a ficar na UTI após sangramento intestinal, mas recebeu alta dois dias antes do Natal.
Remissão completa do câncer
Em 10 de fevereiro, Fuad realizou nova bateria de exames de reavaliação oncológica. Segundo o Mater Dei, foi confirmada a remissão completa do câncer. O prefeito enfrentou um linfoma não-Hodgkin e conciliou o tratamento com a campanha eleitoral e as demandas do executivo municipal.