O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), segue internado no Hospital Mater Dei, mas deve receber alta "em breve". Novo boletim médico divulgado nesta terça-feira (26) informa que o chefe do Executivo municipal apresentou quadro de neuropatia periférica secundária, condição que afeta os nervos do corpo. Ele está na unidade de saúde desde o último sábado (23).
Exames indicaram a neuropatia ao tratamento oncológico realizado recentemente, o que provoca as dores nos membros inferiores. Conforme documento assinado pelo médico Enaldo de Melo Lima, que acompanha o prefeito, foi confirmada a remissão completa do linfoma não Hodgkin. "O prefeito apresenta melhora do quadro de dor com programação de alta hospitalar breve”.
O que é neuropatia periférica?
Os nervos periféricos carregam as informações que saem do cérebro e as que chegam até ele, além de sinais da medula espinhal para o resto do corpo. Os danos a esses nervos, condição chamada de neuropatia periférica, fazem com que esse mecanismo não funcione bem. A neuropatia pode afetar um único nervo ou o corpo todo.
A neuropatia costuma vir acompanhada da diminuição da energia e da mobilidade. Tanto as alterações nos vasos sanguíneos quanto as no metabolismo podem causar danos aos nervos periféricos.
Fim do tratamento do câncer de Fuad
Em outubro, o prefeito informou que foi liberado do tratamento do câncer que enfrentava no sistema linfático. Ele havia sido diagnosticado com a doença no início da campanha eleitoral, em julho.
“Fiz a última sessão de quimioterapia. Fui liberado pelo médico de todo o processo de tratamento. Logicamente que vou fazer, agora, um acompanhamento permanente. Estou bem. Graças a Deus, sem nenhuma sequela da doença. Está superado”, disse, na época.
Fuad foi diagnosticado com um pequeno linfoma não Hodgkin (LNH), câncer que tem origem nas células do sistema linfático.
Leia mais: