Funcionários fecham acesso ao campus da UFRJ

Antonio Pita
10/08/2012 às 19:03.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:22

Funcionários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em greve fecharam no início da manhã desta sexta os acessos à reitoria e ao campus da instituição, na Ilha do Fundão, zona norte do Rio. Por volta das 7h, pneus foram queimados nas duas avenidas que dão acesso à universidade, causando um congestionamento de três quilômetros na Linha Vermelha, via expressa que liga o centro da cidade à zona norte e ao Aeroporto do Galeão.

Após interromper o trânsito na região, os grevistas se dirigiram para o prédio da reitoria, onde bloquearam o acesso de funcionários e estudantes. Cerca de 50 manifestantes ficaram acampados no saguão do prédio durante todo o dia com faixas e cartazes reivindicado aumentos salariais e planos de carreira. Não houve tumulto e por volta das 15h30, os manifestantes deixaram a reitoria.

"Seguimos a orientação para uma ação nacional, com atos similares em diferentes universidades para pressionar o governo para a reunião de negociação. Esperamos mostrar ao governo as dificuldades que as universidades passam", afirmou a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ, Neuza Luzia.

Em greve desde 5 de junho, os funcionários começaram os protestos com uma carreata no início da manhã pelas ruas de acesso à universidade, que reuniu cerca de 150 funcionários técnicos e administrativos. Após a queima dos pneus, os policiais militares negociaram com os manifestantes para liberar parcialmente o tráfego, evitando maiores congestionamentos.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por