Gabriel Azevedo apoia ciclovias e planeja tirar o que chama de 'excesso de ônibus' da Afonso Pena
No entanto, ele sugere um trajeto diferente para as bicicletas do que idealizado e iniciado pela atual gestão
Usuário da bicicleta elétrica como meio de transporte em BH, o candidato à prefeitura pelo MDB, Gabriel Azevedo, acredita que é possível ampliar as ciclovias da capital. Mas, segundo ele, o trabalho não deve começar pela região central.
"Eu, enquanto vereador, destinei emendas parlamentares para aumento da mobilidade por bicleta. Uma delas é o estudo da micromobilidade na Pampulha. Vejo aquela região como uma que não tem o aproveitamento total", afirmou Gabriel, durante sabatina do Hoje em Dia nesta sexta-feira (6).
Sobre o atual projeto, na avenida Afonso Pena, ele faz ressalvas. "Ano passado, me chamaram para apresentar o projeto da Afonso Pena e eu falei que discordava por algumas razões".
Entre os motivos, ele cita o trajeto que considera ser o ideal. "Ela vem pela (faixa da) esquerda, passa pela rua dos Caetés, São Paulo e chega no Parque do Municipal, onde já tem um espaço enorme. A ciclovia iria até a (rua) Professor Morais, onde já tem uma, e segue até a (avenida do) Contorno. Segue para a (rua) Grão Mogol, (avenida) Uruguai e chega na (avenida) Bandeirantes. É um trajeto mais ameno", sugere.
Valorizar a avenida Afonso Pena também é um dos planos do candidato do MDB.
"Quero tirar o excesso de ônibus da Afonso Pena, colocar faixas do VLT nas duas pistas centrais preservado árvores e voltar a ter avenida com vitrines, restaurantes, como várias cidades do planeta já fizeram", destacou, citando a Champs Elysees, em Paris, e avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.
Gabriel Azevedo na preferência do eleitorado
Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados nesta semana, Gabriel Azevedo (MDB) aparece na 7ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. O candidato do MDB possui 2,3% das intenções de voto.
O presidente da Câmara Municipal está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8% e Rogério Correia (PT) com 6,2%.
Presidente da Câmara Municipal de BH
Gabriel Azevedo é o atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O candidato do MDB tem 38 anos, nasceu e cresceu em BH, e mora no Centro da cidade. É advogado, empresário, jornalista, publicitário e professor universitário. Tem pós-graduação em Competitividade Global nos Estados Unidos e mestrado em Cidades pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres.
Sabatinas do Hoje em Dia com candidatos à PBH
Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.
Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correira (PT) participaram das sabatinas promovidas pelo Hoje em Dia, na segunda, terça e quarta, respectivamente.
Veja quais serão as próximas entrevistas:
09/09 - Wanderson Rocha (PSTU)
10/09 - Carlos Viana (Podemos)
11/09 - Lourdes Francisco (PCO)
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)