O Governo de Minas e a União devem solicitar a prorrogação do prazo para o projeto de repactuação da dívida do Estado, que hoje está em R$ 160 bilhões. A data limite para apresentação da proposta no Senado é 20 de abril.
A afirmação foi feita pelo presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta segunda-feira (8). De acordo com ele, existe a possibilidade do pedido ser feito por conta da “iminência do início da tramitação do projeto”. Esta seria a segunda vez que o prazo é prorrogado.
O presidente do Senado espera para os próximos dias uma reunião com os governadores para discutir a proposta final apresentada pelo Ministério da Fazenda. A intenção, de acordo com Pacheco, é chegar a um texto que não represente somente os interesses do governo federal.
“Queremos ter o início de um projeto que seja minimamente de consenso, que não seja só um modelo do governo federal, mas que seja um modelo do governo federal aceitável para os estados e com a possibilidade política”.
Nesta segunda, Pacheco se reuniu com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha para discutir as dívidas dos estados.