A edição deste sábado (8) do Diário Oficial do Executivo estadual oficializou a saída de Luísa Barreto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
A ex-secretária, que havia reassumido o cargo há apenas três meses, deixa o governo de Romeu Zema (Novo) para assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Barreto, que concorreu nas eleições municipais em 2024, quando foi vice na chapa com o apresentador Mauro Tramonte, terá a missão de liderar a reestruturação da Codemge, visando a adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag). O principal objetivo é preparar a companhia para um possível processo de privatização ou federalização.
Segundo o executivo estadual, a Codemig, que tem a Codemge como acionista majoritária, é a empresa com o maior valor do governo estadual e, portanto, "principal ativo para ser utilizado para abatimento da dívida de Minas com a União, com o objetivo de possibilitar a adesão ao Propag".