O governo federal desistiu de entregar à iniciativa privada a duplicação da BR-262 e lançará edital para obras na rodovia no primeiro semestre do ano que vem. O modelo será obra pública. A própria União arcará com os custos. A informação foi revelada com exclusividade pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), ao Hoje em Dia. Pimentel é o próximo entrevistado do “Página 2 Entrevista”, e outros trechos da conversa você confere na edição de segunda-feira.
“O governo resolveu mudar o formato. Vamos voltar com a 262 como obra pública, não como concessão. Como tem que refazer o edital e alguma revisão de projeto, isso deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem”, afirmou.
O leilão de concessão da rodovia foi realizado em setembro deste ano e não houve interessados. Nos bastidores, as empresas tiveram a informação de que não seria vantajoso. O preço do pedágio poderia atingir R$ 11 para 100 Km. O valor foi considerado de alto risco pelas concessionárias.
Serão revitalizados 376,9 quilômetros de estrada, de João Monlevade, em Minas Gerais, a Viana, no Espírito Santo. Deste total, 188 quilômetros em território mineiro serão duplicados. A rodovia é considerada um dos maiores corredores de transporte de cargas do país. Os investimentos previstos são de R$ 2,11 bilhões.
“O poder público tem muita dificuldade hoje em licitar obras. A quantidade de exigências que hoje é feita – ambientais, patrimônio histórico, terras indígenas, dos tribunais de conta – torna muito mais lento do que gostaríamos o processo de contratação. Por isso, o governo optou pelas concessões de obras públicas. Elas costumam ser um pouco mais rápidas. Mas, nem tudo pode ser concessão. Por exemplo, a BR-262. Talvez demore um pouco, mas será feito”, justificou Pimentel.
Licitação para BR-381
De acordo com o ministro, todas as grandes rodovias federais que passam pelo Estado serão licitadas. Segundo ele, os mineiros verão máquinas na BR-381 nos próximos meses. Os dois lotes mais adiantados dependem apenas de licenciamento ambiental.
“Na BR-381 são 11 lotes. Sete estão contratados. Destes sete, dois a previsão é de que entrem em obras ainda em dezembro deste ano, caso a Copam (Comissão de Política Ambiental do Estado) faça os licenciamentos ambientais. O Ibama, que é o órgão federal, já fez. Os outros cinco, já no primeiro trimestre do ano que vem estarão em obras”, completou. Segundo Pimentel, o edital para duplicação da BR-040 estará na praça no início de 2014.