Positivo

Indústria mineira encerra 2022 em alta, mesmo com queda brusca no setor de extração mineral

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
06/02/2023 às 16:23.
Atualizado em 06/02/2023 às 16:27
 (Agência Brasil)

(Agência Brasil)

A indústria mineira encerrou 2022 com saldo positivo em seus indicadores. O faturamento real das empresas cresceu 3,8% e o emprego cresceu 0,7%, segundo a pesquisa Index, divulgada nesta segunda-feira (6) pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Apesar do resultado geral positivo, a pesquisa mostrou uma queda brusca na indústria de extração, que inclui o setor de mineração, e trouxe alertas para os próximos meses.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, o faturamento real da indústria de extração mineral caiu 9,8% e o emprego no setor registrou queda de 2,1%, segundo os dados da Fiemg. 

Expectativa

O ano terminou com alguns indicadores ruins. Em dezembro, a pesquisa mostrou retração de 1% no faturamento da indústria geral, que soma resultados da indústria de transformação e extrativa.

O emprego também registrou decréscimo, explicado, segundo a Fiemg, pela redução do quadro de funcionários em empresas do segmento de transformação.

Na avaliação da Fiemg, nos próximos meses, a alta inflação e a manutenção da taxa básica de juros em um patamar elevado, hoje em 13,75%, podem limitar o crescimento do setor.

Por outro lado, o fim da política de Covid Zero na China, que tem atrasado a retomada do crescimento chinês, poderá beneficiar setores exportadores de Minas Gerais e reaquecer o setor de mineração, ajudando a indústria a recuperar resultados positivos.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por