Instituto de Pesquisa SigDados tem 90% de índice de acerto nas eleições em Minas
No Vetor Norte da Região Metropolitana de BH, 100% dos novos chefes do Executivo estavam em 1º nas pesquisas
Nove a cada dez pesquisas eleitorais feitas pelo Instituto SigDados apontaram o prefeito vencedor em Minas. O índice de 90% de acerto leva em conta as sondagens dos 15 dias anteriores ao 1º turno. Ao todo, foram 30 levantamentos, parte deles publicada pelo Hoje em Dia. O balanço foi apresentado nessa quarta-feira (9).
Conforme o SigDados, ao se analisar o recorte apenas com municípios do Vetor Norte da Grande BH, 100% das pesquisas indicaram quais seriam os próximos chefes dos Executivos municipais. Dentre as cidades listadas estão Vespasiano (que elegeu Zé Wilson, do PSDB), Lagoa Santa (Breno Salomão, do Cidadania) e Santa Luzia (Paulo Bigodinho, do Avante).
O instituto também cravou o vencedor em cidades do interior, como Patos de Minas (Falcão, do Novo), Lavras (Jussara Menicucci, do PSD) e Itajubá (Rodrigo Riera, também do PSD). Todas as pesquisas estavam registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Diretora do Sigdados, Raquel Vasconcelos reforça que a pesquisa eleitoral é um retrato do momento. Segundo ela, que é especialista em marketing político e comportamento eleitoral, o instituto leva em conta nas amostras o perfil do eleitorado conforme o município. Ou seja, os dados são proporcionais ao sexo, idade, escolaridade e renda dos moradores apresentados pelo IBGE. Em média, 600 pessoas são entrevistadas. "As pesquisas sempre são domiciliares", reforça a especilialista.
Agora, o Sigdados mira o 2º turno em Belo Horizonte. Raquel antecipa que duas pesquisas serão divulgadas para traçar as intenções de voto na capital mineira, onde Fuad Noman (PSD) e Bruno Engler (PL) disputam a preferência dos eleitores. A primeira sondagem está prevista para a semana que vem. E a última para a véspera do pleito.
Leia mais: