BRASÍLIA – O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (13) o julgamento do mensalão, com os votos de oito ministros. O item já foi analisado nesta semana pelos ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski.
A ministra Rosa Weber seria a primeira a apresentar seu voto seguida pelos ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto. Mas o relator da Ação 470, ministro Joaquim Barbosa pediu oara fazer alguns esclarecimentos em relação às divergências em relação ao voto do relator, ministro Ricardo Lewandowski, em relação aos réus Vinícius Samarane e Rogério Tolentino.
Após o voto dos demais ministros, o Supremo deve concluir ainda nesta quinta-feira o terceiro dos sete itens a serem analisados no processo. O próximo tópico será corrupção por parte dos partidos políticos.
Depois de 22 dias de trabalho, o STF concluiu apenas dois dos sete itens do julgamento - sobre desvio de dinheiro público e gestão fraudulenta de instituição financeira.