Juiz revela que empreiteiras combinavam preços e contratos

Hoje em Dia (*)
Publicado em 15/11/2014 às 17:24.Atualizado em 18/11/2021 às 05:02.

Responsável pelo processo da operação Lava Jato, o juiz federal Sérgio Moro diz no despacho que autorizou as prisões efetuadas na última sexta-feira (14) e que o esquema de corrupção na Petrobras pode ter provocado danos bilionários à estatal e aos cofres públicos. Para Moro, o esquema reunia um cartel formado pelas maiores empreiteiras do país, que combinavam quem ganharia as licitações para obras da Petrobras. Conforme ele, nas concorrências, empresas cobravam preço máximo e depois distribuíam propina em valores correspondentes a 2% ou 3% do contrato, sendo tudo isso era combinado previamente.

Ministro Cardozo diz que presidente quer transparência

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou neste sábado, 15, que o governo tem dado e dará todo apoio às investigações da Operação Lava Jato. Em coletiva de imprensa nesta manhã, em São Paulo, ele disse ainda que a orientação da presidente Dilma Rousseff é a de investigar com absoluta transparência. Cardozo reforçou ainda que a orientação do Ministério para a Política Federal, que conduz as operações, é investigar tudo o que há de irregular.

O ministro também criticou o uso político da investigação por partidos de oposição. "Há aqueles que ainda acham que estamos em uma disputa eleitoral", disse. Ele reforçou que repele a tentativa de politizar a ação da Polícia Federal. "Encerradas as eleições, o País está sendo conduzido rigorosamente dentro da lei", complementou.

Cardozo afirmou ainda que o governo não aceitará nenhum tipo de colocação que tente desviar o foco das investigações. Sobre alguns dos envolvidos na investigação serem ligados ao Partido dos Trabalhadores, ele reforçou que não importa se quem é envolvido é ligado ao governo ou à oposição. "Falo isso para repelir com veemência tentativa de construir terceiro turno eleitoral", disse.

Ação

Cardozo, confirmou os números da sétima etapa da operação Lava Jato. Foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão, 6 dos 9 mandados de condução coercitiva e 4 das 6 prisões preventivas decretadas. Outras 19 prisões temporárias foram decretadas, das quais 15 foram cumpridas. Cardozo corrigiu o número de 21 prisões temporárias que chegou a ser divulgado pela Polícia Federal.

Cardozo reforçou ainda que R$ 720 milhões foram bloqueados, valores proporcionais aos contratos das empresas com a Petrobras. A exceção foram três empresas, que, por suas "características", segundo o ministro, tiveram o bloqueio total de bens.    

Petrobras 

Após conversa com Dilma, ministro disse que a orientação da presidente foi de zelar para que tudo seja esclarecido. Cardozo disse ainda que pretende conversar com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para definir como a empresa atuará em relação aos contratos que estão sob suspeita. O ministro disse, no entanto, que a "Petrobras não parará". Ele lembrou que os demais contratos, não envolvidos na investigação, devem seguir. 

(*) Com agências
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por