Lacerda afasta possibilidade de sair da Prefeitura de BH

Hoje em Dia
Publicado em 16/12/2013 às 09:54.Atualizado em 20/11/2021 às 14:49.

Na entrevista que o Hoje em Dia publica nesta segunda-feira, Marcio Lacerda praticamente afasta qualquer possibilidade de sair da Prefeitura de Belo Horizonte três anos antes de concluir seu segundo mandato, para arriscar-se numa aventura: a candidatura ao governo de Minas. Ele revela alguns planos e, se conseguir executá-los, ganhará lugar na história da cidade como um grande realizador.

Para concretizar as ideias, ele terá que contar com a boa vontade do presidente da República e do governador que forem eleitos em 2014. É possível que o prefeito tenha aprendido, no cargo, a conviver bem com os políticos, quaisquer que sejam os seus partidos.

Quem leu o texto foi informado, pelo próprio prefeito, sobre detalhes dos projetos de expansão do metrô de Belo Horizonte que começou a operar em agosto de 1986 e possui hoje pouco mais de 28 quilômetros de linhas, todas de superfície. Lacerda afirma que até 2017 a cidade ganhará mais 20 quilômetros.
Metade dessas linhas novas será subterrânea. Lacerda sonha grande, e há método em seu sonho.

Segundo o prefeito, em vez de dois túneis paralelos de oito metros de altura, os quatro quilômetros entre a Lagoinha e a Savassi deverão ter um único túnel de 12 metros, em dois níveis: um para a linha de ida, outro para a de volta. Diz que custará menos e pode ser feito mais depressa.

Lacerda informa que propôs ao governo federal mais duas estações do metrô na avenida Nossa Senhora do Carmo. Uma próxima da avenida Uruguai, outra na proximidade do Morro do Papagaio, onde há espaço para construir uma estação integrada com ônibus e estacionamento. Haveria ainda outra linha subterrânea saindo da Estação Santa Tereza, passando pela região hospitalar, até a Estação Palácio das Artes da linha Lagoinha-Savassi e continuando pela avenida Augusto de Lima até a praça Raul Soares.

O metrô estaria interligado ao BRT, que deve começar a operar na avenida Cristiano Machado em fevereiro; na avenida Antônio Carlos, até a Pampulha, em março; e na avenida Pedro I, até a avenida Vilarinho, em abril. Se tudo der certo, na Copa do Mundo estará tudo funcionando.

Já seria um avanço no sentido de solucionar o problema da mobilidade urbana. Mas há outros pontos também importantes nos planos do prefeito, como a construção do Centro Administrativo, em parceria com a iniciativa privada, para economizar em aluguéis pagos pela prefeitura e tornar mais racional a administração da cidade. São três locais apontados pelo entrevistado e que serão definidos em breve.

Lacerda já pode se orgulhar de uma realização: “Nós avançamos muito na parte da educação infantil”, diz ele. No começo deste ano, a prefeitura contava com 66 Unidades Municipais de Educação Infantil e chegará ao fim deste mês com 79. E ao transferir o cargo, planeja deixar 150 funcionando.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por