O candidato Léo Moraes (Podemos) foi eleito prefeito de Porto Velho, capital de Rondônia. Com pouco mais de 97% de urnas apuradas, Léo alcançou 56,19%, o que equivale a 131.321 votos, deixando Mariana Carvalho (União), com 43,81%, que representa 104.447 votos. O resultado saiu com pouco mais de 30 minutos de apuração.
O novo prefeito terá como vice, Magna dos Anjos Queiroz (Podemos), nos próximos quatro anos. Léo chegou ao segundo turno na segunda colocação, com apenas 25,65% de votos recebidos, quase 20% atrás da candidata apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesta fase final da eleição, Moraes teve apoio de Sid Orleans, upesintendente do Ministério da Saúde, e o ex-prefeito Roberto Sobrinho.
Uma das propostas dele é modernizar a infraestrutura da saúde municipal, construir um centro integrado que reunirá diversos serviços de atendimento à mulher e expandir a oferta de escolas municipais em tempo integral.
Léo Moraes é formado em Direito, tem 40 anos e iniciou sua carreira política em 2012, como vereador de Porto Velho. Em 2014, foi eleito deputado estadual e, dois anos depois, concorreu a prefeito de Porto Velho pela primeira vez, chegando ao segundo turno. Em 2018, foi eleito deputado federal. A vice-prefeita em sua chapa é a advogada Magda dos Anjos.
Leia mais