Candidata à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Lourdes Francisco (PCO) afirmou que a estratégia adotada nesta reta final da campanha eleitoral é “se aproximar do trabalhador”. Durante sabatina do Hoje em Dia nesta quarta-feira (11), ela reconheceu as dificuldades enfrentadas - Lourdes tem menos de 1% das intenções de voto na capital, mas destacou que a aproximação com a classe operária será importante para uma eventual virada de chave.
“A gente sabe que está difícil no momento, mas o que temos feito é se aproximar do trabalhador. Nos pontos de metrô, na rodoviária, onde estão as fábricas de tecido, para tentar aproximar desse trabalhador. A gente precisa fazer uma divulgação do programa para ele entender onde atacar junto com a gente e essa mobilização é devagar”, afirmou Lourdes.
A candidata está atrás de todos candidatos na pesquisa de intenções de voto divulgada pelo Instituto Sigdados. Lourdes destacou que também tem feito um trabalho de panfletagem em pontos como a Praça 7 e na Rodoviária.
Segundo ela, um dos motivos pelo qual a candidata está mal posicionada nas pesquisas é a descrença da população com a política. “A gente sabe disso e enfrenta isso. Às vezes, a pessoa chega e fala com a gente: “não acredito em mais ninguém”.
“Estamos vendo há muitos anos os candidatos com o mesmo discurso, que não agrega, que não chama as pessoas, que não atrai o trabalhador. A gente viu os trabalhadores perdendo direitos na reforma trabalhista e vão sofrer mais. E a gente não vê ninguém preocupado com isso. O discurso é o mesmo”, destacou Lourdes.
Candidata do PCO
Natural de Grão Mogol, no Norte de Minas, a professora Lourdes Francisco da Costa tem 62 anos. Por causa da grilagem de terras na região, mudou-se com os pais para Montes Claros aos 10. Com eles, chegou a viver nas ruas, e devido a problemas de saúde foi doada para outra família.
Anos depois, mudou-se para a Grande BH. Foi auxiliar têxtil e atuou na área de enfermagem antes de formar-se em história e geografia. Tem pós-graduação em história e cultura mineira e foi filiada ao PT. Em 2019 migrou para o Partido da Causa Operária, o PCO, e pela legenda disputou o governo de Minas em 2022. Este ano, é candidata à Prefeitura de Belo Horizonte.
Sabatinas do Hoje em Dia com candidatos à PBH
Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.
Wanderson Rocha (PSTU) participou da sabatina do Hoje em Dia, na última segunda-feira (9). Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) foram os entrevistados da última semana.
Veja quais serão as próximas entrevistas
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)
Leia mais: