Triângulo Mineiro

Lula desembarca em Minas nesta quarta para inaugurar fábrica ao lado de Zema

Presidente participa da inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem na Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
13/03/2024 às 09:34.
Atualizado em 13/03/2024 às 09:49

Lula fará a segunda visita ao Estado neste mandato (Fernando Michel/Hoje em Dia)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Minas Gerais nesta pela quarta-feira (13), segunda visita ao Estado neste mandato, onde participa da inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem na Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro. Também participam da inauguração, o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, e o governador de Minas, Romeu Zema.

Com investimento de US$ 1 bilhão, esta é a primeira unidade de mineração da empresa fora do continente europeu. Também estão previstas as presenças dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). 

A previsão é que o complexo chegue a fornecer 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano para a agricultura brasileira — o equivalente a 15% da produção nacional. Toda a produção do Complexo será destinada ao mercado interno, para apoiar a produtividade da agricultura brasileira e, como consequência, fortalecer a segurança alimentar das gerações presentes e futuras.

O Complexo integra, em um único local, desde a extração do fosfato, matéria-prima principal, até a produção de fertilizantes granulados. Além de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, a planta industrial produzirá 1 milhão de toneladas anuais de ácido sulfúrico e 240 mil toneladas de ácido fosfórico, subprodutos usados no processo de produção do próprio fertilizante.

O empreendimento tem área total de quase 20 milhões de m². A companhia espera envolver mais de 1,5 mil colaboradores, com atuação direta, indireta e contínua na operação. Durante as obras, foram gerados 3,5 mil empregos diretos no Complexo, com a adoção de uma política de desenvolvimento e capacitação profissional que prioriza a contratação de mão-de-obra local.

A unidade conta com sistema de barragens composto por três estruturas geotécnicas, um Centro de Monitoramento e Controle Geotécnico e a realização de inspeção visual diariamente. O empreendimento inclui radar, sistema de câmeras a jusante e instrumentos automatizados que permitem o monitoramento em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana.

“Inauguramos a operação de uma nova planta integrada de fertilizantes, e isso significa extração de minério, beneficiamento e transformação em uma única operação para levar fertilizante ao nosso campo. Temos trabalhado por uma mineração mais segura, socialmente justa e ambientalmente sustentável”, afirmou o ministro Alexandre Silveira. 

Plano Nacional

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo. O país é responsável, atualmente, por cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, ocupando a quarta posição, atrás apenas da China, Índia e dos Estados Unidos. No entanto, mais de 80% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados, evidenciando um elevado nível de dependência externa.

Para mudar esse cenário, o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, aprovou em novembro as diretrizes, metas e ações do novo Plano Nacional de Fertilizantes (PNF). O principal objetivo é chegar a 2050 com uma produção nacional capaz de atender entre 45% e 50% da demanda interna, além de gerar oportunidades e empregos para os brasileiros.

Eurochem

Fundada em 2001, a EuroChem desenvolve atividades que abrangem mineração, produção, logística e distribuição de fertilizantes. Com sede na Suíça, a EuroChem possui e opera minas e instalações de produção na Europa, América do Sul, China, Cazaquistão e Rússia. Globalmente, conta com mais de 30 mil empregados. Em 2023, produziu e comercializou mais de 27 milhões de toneladas de fertilizantes. A EuroChem está presente no Brasil desde 2016, a partir da aquisição das empresas Fertilizantes Tocantins e Fertilizantes Heringer. Atualmente, conta com 21 unidades produtoras no país.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por