O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que "o eleitor está de saco cheio de mentiras" e que vantagem em pesquisa não garante eleição. Lula voltou a atacar o PSDB e citou os ataques ao candidato Fernando Haddad (PT), em São Paulo, durante comício em Jundiaí, no interior paulista, para o candidato a prefeito da cidade Pedro Bigardi (PCdoB), coligado com o PT.
No palanque, para cerca de 4 mil pessoas, Lula pediu cautela para a militância, nessa última semana da disputa, com a "central de boatos' dos adversários e voltou a classificar os tucanos como "bicho predador".
"Vim aqui para alertar vocês, a gente não pode achar que uma vantagem em pesquisa garante a eleição. O que vai garantir a eleição é a gente continuar alerta 24 horas por dia, até domingo, às 18h. Porque nós sabemos que essa gente que está disputando contra o Pedro, vocês viram o que fizeram comigo em 2006, vocês viram o que fizeram com a Dilma em 2010 e agora estão fazendo com o companheiro Pedro. É uma central de mentiras todo santo dia. É uma central de boatos", afirmou Lula.
Na cidade o PT, aliado do PCdoB, enfrenta o candidato do PSDB, Luiz Fernando Machado, que representa uma hegemonia de mais de 20 anos de governo do partido na cidade. Lula decidiu incluir Jundiaí na agenda de visitas, após Bigardi quase vencer a disputa no primeiro turno.
"Vocês estão vendo a campanha que estão fazendo contra o Haddad. É por isso que o Haddad vai ganhar também. Porque o povo brasileiro e o povo de Jundiaí estão com o saco cheio de mentiras, com o saco cheio de candidato que não tem o que falar e começa a falar mal do outro", disparou o ex-presidente.
Bigardi surpreendeu nas urnas ao levar a disputa para o segundo turno pela primeira vez na história da cidade. Faltaram 48 votos para que ele vencesse a disputa no dia 7, acendendo uma luz de alerta na campanha do candidato do PSDB, que é apoiado diretamente pelo governador Geraldo Alckmin. Bigardi terminou com 49,98% dos votos válidos, contra 42,95% de Machado.
"Vocês sabem que tucano tem aquele bico bonito, mas é predador. Quem conhece de aves sabe que tucano, ele come passarinho novo no ninho, ele come ovinho. O bicho é que nem tico-tico, meu filho... Que nem pássaro preto, o chupim que tira os ovos do outro e bota o dele. Por isso é preciso ter cuidado", afirmou Lula.
Cultura eleitoral
O ex-presidente Lula afirmou que é preciso mudar a cultura no Brasil do candidato que só aparece na eleição. "Temos que mudar essa cultura no Brasil. Antes da eleição, todo mundo é bonzinho, maravilhoso, a gente agarra e beija todo mundo e depois a gente esquece das pessoas. Não. A gente tem que gostar das pessoas antes, durante e depois das eleições", disse Lula.
Para o ex-presidente, é preciso evitar os ataques e deixar a raiva para os adversários. "Eu queria pedir que nessa semana não aceitem nenhuma provocação, porque campanha a gente tem que fazer com cara boa, cara bonita, defendendo nosso programa. Quem tem que ter raiva é nosso adversário, que é obrigado a fazer sorriso bonitinho na fotografia."
O ex-presidente Lula participa nesta tarde de um encontro com o ex-presidente francês Nicolas Sarkozi e à noite fará comício ao lado do candidato a prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida. Nesta terça (23) ele segue para o Nordeste para mais compromissos de campanha.
http://www.estadao.com.br