O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Nova Lima não será mais conhecida "só pela retirada do minério" após a chegada da farmacêutica Biomm, que vai produzir uma insulina de longa duração capaz de atender a demanda da saúde pública e privada.
O petista esteve nesta sexta-feira (26) na cidade da Grande BH para participar da inauguração da fábrica. Segundo Lula, o município - que ele chegou a chamar de "empresa" - será conhecido pela ‘produção de vida para o povo brasileiro".
Ele conheceu a planta da fábrica que terá capacidade de produzir 20 milhões de unidades de insulina glargina. “Precisamos produzir o que falta para o país. As pessoas que perdem uma perna, um braço, por conta da diabetes não vão mais, porque a Biomm vai estar no mercado oferecendo insulina ao SUS a um preço acessível, para que possamos distribuir de graça aos brasileiros que sofrem de diabetes. É um fato extraordinário”, acrescentou o presidente.
Insulina glargina
Produzida por meio da técnica de DNA recombinante, a glargina é uma variedade de insulina com duração de até 24 horas, maior que a humana. Pode ser aplicada sem horário pré determinado, e apenas uma vez ao dia, favorecendo um estilo de vida mais flexível aos pacientes, sem uma rotina tão rígida.
Eficaz na redução dos quadros de hipoglicemia, o medicamento pode ser usado por pessoas com diabetes tipos 1 e 2.
Apesar de já ser comercializada pela própria Biomm no Brasil, por meio de parceria com uma empresa chinesa, a insulina tem alto custo de importação.
*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais