Presidente Eleito

Lula se encontra com Alckmin e, nesta terça, deve começar a transição de governo em Brasília

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
07/11/2022 às 16:10.
Atualizado em 07/11/2022 às 16:28

Após o período de descanso no sul da Bahia, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou que irá se reunir com Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição, nesta segunda-feira (7), em São Paulo. Nesta terça-feira (8), o petista é esperado em Brasília (DF), onde fará parte do processo de transição do governo.

Até o momento, Alckmin está coordenando todos os trabalhos e já se reuniu com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Senado para debater temas importantes do próximo governo.

O principal assunto nas pautas de reuniões do vice-presidente eleito tem sido as alterações no orçamento, necessárias para que o governo Lula cumpra algumas promessas de campanha e consiga pagar R$ 600 de Auxílio Brasil no próximo ano.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o orçamento precisa ser aprovada até 15 de dezembro para poder entrar em vigor em janeiro.

A equipe de transição é composta por membros indicados por Lula e outros selecionados pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O objetivo é compartilhar informações e garantir que o governo que entra consiga dar início a alguns projetos e impedir que a população fique sem acesso a determinados serviços.

São esperados encontros de Lula com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com Arthur Lira (PP), presidente da Câmara.

Também nesta semana, o presidente eleito deve definir sua participação na conferência COP27, no Egito, que reunirá chefes de Estado e líderes do mundo inteiro para discutir propostas climáticas e controle do aquecimento global. Na comitiva já foram inscritos os nomes da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e da senadora Simone Tebet (MDB), que foram figuras importantes no segundo turno da corrida presidencial.

A equipe de transição deve trabalhar no prédio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que fica próximo do Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, Lula terá uma sala e a usará para receber consultores e membros setoriais, de diversas áreas, ligados à transição do governo.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por