Marqueteiros entram em cena para "eleger" prefeito da capital

Amália Goulart e Humberto Santos - Do Hoje em Dia
25/06/2012 às 08:34.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:04

(Cristiano Machado-Arquivo Hoje em Dia)

Os eleitores de Belo Horizonte verão, nestas eleições, três eixos distintos na campanha que começam a se delinear por meio das estratégias de marketing e de apresentação dos candidatos. Com uma coligação que deve reunir cerca de dez partidos, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) tentará a reeleição sob o comando do marqueteiro Cacá Moreno. A estratégia será um balanço dos quatro anos de administração, mostrando as obras iniciadas na prefeitura.

O PMDB será o adversário mais ácido do socialista. Com o deputado federal Leonardo Quintão ou o estadual Sávio Souza Cruz, o partido também pretende apresentar um balanço da gestão de Lacerda, mas apontando defeitos que, segundo a legenda, culminaram na falta de investimentos na capital.

Promessas

“Nossa proposta é mostrar com números o que foi prometido e não foi cumprido. É coisa simples. De tática. Vamos mostrar o plano de governo que foi proposto (em 2008), o que ele cumpriu e o que ele não cumpriu”, afirmou Quintão, que pode desistir da disputa. O tempo no horário eleitoral do PMDB deve ficar entre seis minutos, caso não agregue outras legendas, e nove minutos, se conseguir dois partidos para a coligação em Belo Horizonte.

O terceiro eixo, que se apresentará como alternativa à polarização, é o deputado estadual Délio Malheiros (PV). Nos bastidores, ele contaria com o apoio velado do senador Aécio Neves (PSDB). Tanto que, para a campanha verde, já é articulada a participação do marqueteiro Paulo Vasconcellos. Ele atuou em empreitadas eleitorais do próprio Aécio e do governador tucano Antonio Anastasia. O marqueteiro dos tucanos já teria fechado um pré-acordo para a campanha de Gabriel Chalita (PMDB) em São Paulo. Mas pode ficar ao lado de Délio Malheiros por meio de sua equipe. “Tem amigos que acham que deveríamos ter um marqueteiro como ele. É o desejado, mas o possível ainda está longe disso. Mas, quem sabe?”, desconversa o parlamentar.

Via alternativa

O tempo no horário eleitoral gratuito de Délio Malheiros deve ficar entre quatro e seis minutos na TV. Ele irá utilizá-lo para se apresentar como via alternativa. Nos primeiros programas na televisão, o deputado pretende mostrar ao eleitor sua investida na área de defesa do consumidor. Depois, atacará Lacerda, porém, de uma forma mais branda. “Vou mostrar o aparelhamento na prefeitura, que está com excesso de cargos e falta de investimentos”, disse.

Assim como o PMDB, o PV negocia o apoio do PDT e do DEM. As duas legendas cobiçadas são da base do governador Antonio Anastasia, e aliados de primeira hora de Aécio. Os democratas devem fechar com Délio e o PDT ainda avalia se apoia o prefeito Márcio Lacerda ou segue com o deputado estadual do PV.

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