Eleições 2022

Mesárias e mesários devem baixar nova versão do Carteira bB para receber auxílio-alimentação

Da Redação
Publicado em 14/09/2022 às 14:25.

Colaboradores precisam instalar novo aplicativo e atualizar cadastro (Reprodução site bB)

Para receber o auxílio-alimentação de R$ 45, mesárias e mesários mineiros que atuarem nas Eleições 2022 em 660 municípios do Estado devem baixar o novo aplicativo Carteira bB, uma solução digital para transferências e pagamentos desenvolvida pelo Banco do Brasil.

Quem atuou como mesário nas eleições de 2020 e ainda tem saldo na carteira deve transferir o valor para uma conta corrente, encerrar a conta no Carteira bB e desinstalar o aplicativo.

É necessário aguardar três dias e, após, baixar o app atualizado e fazer novo cadastro, seguindo o passo a passo de cadastramento. Quem não tiver saldo restante na carteira não precisa desinstalar o aplicativo.

Procedimento
Para facilitar o cadastramento, é recomendado que as mesárias e mesários consultem a Certidão de Quitação Eleitoral usando o número do CPF e a data de nascimento, e insiram os dados solicitados no Carteira bB exatamente como aparecem na certidão. 

Dessa forma, é possível assegurar que os dados estarão iguais ao cadastro da Justiça Eleitoral, evitando falha no recebimento do valor. Caso não seja possível emitir a certidão, o colaborador pode entrar em contato com seu cartório eleitoral.

O banco também informa algumas dicas para facilitar o cadastramento no aplicativo. São elas:

- Tire a foto do documento e a selfie em lugar claro e iluminado para as imagens ficarem nítidas
- Faça a selfie sem boné, óculos ou máscara, pois esses adereços cobrem seu rosto, impossibilitando a identificação facial
- Se o banco enviar um e-mail informando que a foto e a selfie não foram validadas, use outro documento na próxima tentativa. O aplicativo aceita RG ou CNH
- Se houver necessidade de cadastrar nova senha, o envio do SMS, por parte do banco, pode demorar em alguns momentos
- Desinstale a versão anterior do app e reinstale a versão atualizada
- Digite a data de nascimento no formato xx/xx/xxxx (dois dígitos para dia e para mês e quatro dígitos para ano)
- Digite o número de seu celular com DDD
- Decore sua senha para não ter o acesso bloqueado após tentativas incorretas

O TRE-MG recomenda que a instalação seja feita o quanto antes para evitar eventuais instabilidades nos dias mais próximos à eleição.

Mais detalhes sobre o aplicativo podem ser conhecidos no site Carteira bB.

Dúvidas sobre o aplicativo podem ser esclarecidas pelo chat da própria ferramenta ou pelo telefone 0800-7295293.

Pagamento do auxílio
O auxílio-alimentação de R$ 45 é pago para cada turno da eleição. O pagamento será feito pelo aplicativo Carteira bB para mesárias e mesários de 660 municípios, e em pecúnia (dinheiro) para outros 193 municípios.

Quem receber pelo Carteira bB utiliza seus créditos disponíveis no aplicativo sem custo. A conta no aplicativo não se confunde com eventual conta aberta no Banco do Brasil.

Nas Eleições 2022, Minas Gerais deverá contar com cerca de 200 mil mesárias e mesários para garantir o funcionamento de quase 50 mil seções eleitorais. O TRE-MG usou a Carteira bB para pagamento do auxílio-alimentação pela primeira vez nas Eleições 2020.

Todas as informações para mesárias e mesários podem ser consultadas na página Mesários no site do TRE.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por