Eleições em BH

Mesmo com portões fechados, seções eleitorais ainda registram filas; eleitores recebem senhas

Jader Xavier*
_jsbarbosa@hojeemdia.com.br
02/10/2022 às 17:48.
Atualizado em 02/10/2022 às 17:51

(Luciane Amaral/ Hoje em Dia)

As urnas eletrônicas começaram a ser fechadas com atraso nas seções eleitorais de Belo Horizonte, neste domingo (2). Os portões das zonas foram fechados às 17h, no entanto, dentro dos colégios, filas enormes ainda eram registradas nas portas das seções.

Segundo mesários ouvidos pela reportagem, isso ocorre por causa do comparecimento em massa dos eleitores, que lotaram os locais de votação neste primeiro turno das Eleições 2022.

Voluntários da Escola da Serra, na região Centro-Sul de BH, acreditam que o último eleitor deve registrar voto no local por volta das 18h. Quem aguardava na fila recebeu senhas de espera.

O presidente de seção Marcos Mascarenhas, 52 anos, mesário desde 1994, afirma que nunca trabalhou numa eleição como esta.

"Quando é uma eleição de governador, presidente, geralmente é mais movimentada mesmo. Mas eu nunca vi eleição como esta. Eu nunca tive que distribuir senha para votação após o horário", ressaltou.

No Colégio Santa Maria, no bairro Cidade Nova, na região Noroeste, após o fechamento dos portões, haviam ainda 82 pessoas na fila da 64ª seção da 27ª zona eleitoral.

Já no Colégio Santo Agostinho, na região Centro-Sul, em apenas uma das seções, haviam 30 pessoas na fila após o fechamento dos portões.

Eleitores em massa

Mesários apontam um forte comparecimento de adolescentes - com idade entre 16 e 17 anos - e de idosos, que não têm obrigação de votar.

Após serem encerradas, as urnas emitem boletins com o balanço de votação, que são colocados na porta de cada seção.

*Com informações de Valeska Amorim e Luciane Amaral

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por