Em 179 cidades

Minas registra mais de 350 ocorrências de crimes eleitorais, aponta balanço preliminar

79 candidatos estão envolvidos, conforme a PM

Michael Martins
Especial para o Hoje em Dia
Publicado em 06/10/2024 às 15:08.Atualizado em 06/10/2024 às 16:09.

Mais de 300 crimes eleitorais já foram registrados em Minas neste domingo (6), em 179 cidades. Quinze candidatos estão entre os envolvidos. O número de presos não foi informado durante a apresentação do balanço, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

Dentre os crimes cometidos estão boca de urna, despejo de santinhos e tentativa de coação do candidatos. Só a Polícia Militar atendeu 298 ocorrências. Outras 59 foram registradas pelas polícias Civil e Federal. 

Segundo o tenente coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo da PM, a corporação está tomando as providências necessárias para encaminhar os casos à Justiça e às polícias Federal e Civil, conforme as especificidade de cada crime.
 
Para Rodolfo Pacheco, coordenador do Grupo de Apoio ao Gabinete Integrado de Segurança das Eleições (GIS), do TRE, “o número de ocorrências está dentro do normal”.

O GIS é integrado pelas seguintes instituições: TRE, ministérios públicos Federal e Estadual, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Agência Brasileira de Inteligência e Exército.

O GIS é instalado em todas as eleições em Minas, desde 2008. O objetivo é planejar e coordenar todas as ações de segurança no Estado, relacionadas ao transporte e armazenamento de urnas eletrônicas; à segurança de locais de votação, ambientes de atuação da Justiça Eleitoral, servidores, magistrados e demais colaboradores.

Matéria atualizada às 15h50 com novos dados do TRE

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por