A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, votou na manhã deste domingo (6) no Colégio Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde reafirmou a importância do exercício da cidadania. Acompanhada de seguranças, a ministra mineira chegou às 8h05 e, após uma rápida espera, registrou seu voto em cerca de 30 segundos, antes de se dirigir à imprensa, onde destacou a segurança das urnas eletrônicas.
Em seu discurso, veiculado na noite anterior, a ministra enfatizou que as urnas são "seguras, auditáveis e inquestionáveis", pedindo uma votação marcada pela cordialidade e respeito. "O voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse", afirmou, convocando os eleitores a se unirem "atentos, sem hostilidades nem desalentos insuperáveis".
Após cumprir seu papel cívico, Carmen Lúcia retorna para Brasília para acompanhar a votação nacional, que ocorre em mais de 5.500 cidades do Brasil. A ministra reiterou a necessidade de participação democrática, destacando a importância de respeitar tanto as opiniões divergentes quanto as convergentes no processo eleitoral.